A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE OFICINAS PARA SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ASSÚ/RN.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97013 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3134 "inscrito_id" => 10333 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE OFICINAS PARA SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ASSÚ/RN." "resumo" => "O objetivo desse trabalho é destacar a importância da dimensão didática-pedagógica da educação ambiental, que ainda é uma questão ainda bastante controversa e pouco incorporada nos currículos escolares. Embora os parâmetros curriculares nacionais – PCN, proposto pelo Mistério da educação – MEC, apresente a educação como tema transversal no ensino fundamental, observa-se que ainda a grandes dificuldades por partes de seus mediadores para incorporar a sua prática pedagógica, Obara Et al (2005). Nesse contexto, é fundamental que os professores adotem novas metodologias em sala de aula para trabalhar temas transversais em sua prática educacional. Pensando nisso, uma proposta metodológica interessante é a utilização de oficinas voltadas a educação ambiental. O trabalho apresenta como público-alvo os alunos das turmas dos anos finais do ensino fundamental II do Centro de Educação de jovens e adultos Manoel Pessoa Montenegro, localizada em Assú/RN. A pesquisa se baseia na revisão bibliográfica dos seguintes autores: Siva (2014), Narcizo (2009), Machado, Cavalcante, Terán (2018). Através dos resultados obtidos, espera-se os professores desta instituição possam integrar essa prática como uma nova abordagem e ferramenta metodológica de aula. As oficinas proporcionam atividades coletivas e interação em grupo, além de abordar assuntos transversais, elas também, podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os alunos se tornem protagonista de seu próprio aprendizado, desenvolvendo um pensamento mais crítico por meio de situações concretas e significativas. Dessa forma, as oficinas consentem o desenvolvimento de diferentes habilidades e conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID10333_TB3134_04102023163735.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS BARBOZA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ LUCAS" "autor_email" => "lucas.barboza@escolar.ifr" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97013 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3134 "inscrito_id" => 10333 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE OFICINAS PARA SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ASSÚ/RN." "resumo" => "O objetivo desse trabalho é destacar a importância da dimensão didática-pedagógica da educação ambiental, que ainda é uma questão ainda bastante controversa e pouco incorporada nos currículos escolares. Embora os parâmetros curriculares nacionais – PCN, proposto pelo Mistério da educação – MEC, apresente a educação como tema transversal no ensino fundamental, observa-se que ainda a grandes dificuldades por partes de seus mediadores para incorporar a sua prática pedagógica, Obara Et al (2005). Nesse contexto, é fundamental que os professores adotem novas metodologias em sala de aula para trabalhar temas transversais em sua prática educacional. Pensando nisso, uma proposta metodológica interessante é a utilização de oficinas voltadas a educação ambiental. O trabalho apresenta como público-alvo os alunos das turmas dos anos finais do ensino fundamental II do Centro de Educação de jovens e adultos Manoel Pessoa Montenegro, localizada em Assú/RN. A pesquisa se baseia na revisão bibliográfica dos seguintes autores: Siva (2014), Narcizo (2009), Machado, Cavalcante, Terán (2018). Através dos resultados obtidos, espera-se os professores desta instituição possam integrar essa prática como uma nova abordagem e ferramenta metodológica de aula. As oficinas proporcionam atividades coletivas e interação em grupo, além de abordar assuntos transversais, elas também, podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os alunos se tornem protagonista de seu próprio aprendizado, desenvolvendo um pensamento mais crítico por meio de situações concretas e significativas. Dessa forma, as oficinas consentem o desenvolvimento de diferentes habilidades e conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID10333_TB3134_04102023163735.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS BARBOZA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ LUCAS" "autor_email" => "lucas.barboza@escolar.ifr" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }