RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DO GESTOR E A CONCEPÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PICOS - PI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98614 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5231 "inscrito_id" => 18965 "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DO GESTOR E A CONCEPÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PICOS - PI" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo abordar a relação entre o perfil sociocultural dos gestores e a concepção de gestão existente das escolas da rede municipal de Picos-PI A gestão escolar tem se constituído como parte integrante do processo de melhoria da qualidade das escolas públicas. A gestão democrática e participativa se contrapõe aos modelos burocráticos e autoritários e vem sendo pensada na perspectiva da transformação das escolas da rede pública de educação básica. Pensando nisso, perguntamos qual a relação entre o perfil dos gestores e a concepção de gestão das escolas de ensino fundamental da cidade? Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise descritiva de questionários direcionados aos gestores, coordenadores e secretários lotados em 14 escolas do Município. Como parte da metodologia foi desenvolvida uma análise descritiva crítica desses questionários. Para fundamentar a análise dos dados e as discussões, utilizou-se autores como Castro (2008), Godinho (2013), Paro (2011), entre outros. Como resultados, percebe-se que o acesso à função de gestor nessas escolas se dá por meio de contratação informal, resultado de confiabilidade política, o que resulta numa retribuição salarial abaixo do piso dos profissionais da educação básica e na ausência de autonomia administrativa da escola. As escolas da rede municipal se encontram baseadas em processos administrativos burocráticos e gerenciais, vez que inexiste um processo democrático de escolha dos gestores das escolas da rede." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18965_TB5231_18112023121211.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS ALVES CAMINHA" "autor_nome_curto" => "THAÍS" "autor_email" => "thaisalvescaminhaoeiras@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98614 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5231 "inscrito_id" => 18965 "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DO GESTOR E A CONCEPÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PICOS - PI" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo abordar a relação entre o perfil sociocultural dos gestores e a concepção de gestão existente das escolas da rede municipal de Picos-PI A gestão escolar tem se constituído como parte integrante do processo de melhoria da qualidade das escolas públicas. A gestão democrática e participativa se contrapõe aos modelos burocráticos e autoritários e vem sendo pensada na perspectiva da transformação das escolas da rede pública de educação básica. Pensando nisso, perguntamos qual a relação entre o perfil dos gestores e a concepção de gestão das escolas de ensino fundamental da cidade? Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise descritiva de questionários direcionados aos gestores, coordenadores e secretários lotados em 14 escolas do Município. Como parte da metodologia foi desenvolvida uma análise descritiva crítica desses questionários. Para fundamentar a análise dos dados e as discussões, utilizou-se autores como Castro (2008), Godinho (2013), Paro (2011), entre outros. Como resultados, percebe-se que o acesso à função de gestor nessas escolas se dá por meio de contratação informal, resultado de confiabilidade política, o que resulta numa retribuição salarial abaixo do piso dos profissionais da educação básica e na ausência de autonomia administrativa da escola. As escolas da rede municipal se encontram baseadas em processos administrativos burocráticos e gerenciais, vez que inexiste um processo democrático de escolha dos gestores das escolas da rede." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18965_TB5231_18112023121211.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS ALVES CAMINHA" "autor_nome_curto" => "THAÍS" "autor_email" => "thaisalvescaminhaoeiras@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }