AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EM FOCO O AUTOCUIDADO DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95721 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1413 "inscrito_id" => 12042 "titulo" => "AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EM FOCO O AUTOCUIDADO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho compartilha resultados do Projeto de Extensão "ACOLHE: Construção de valores inclusivos e promoção de educação em saúde (Ano IV)" em sua interface com Escolas da Educação Básica. Com olhar voltado especialmente aos profissionais, docentes ou não, essa ação teve como objetivo primeiro o acolhimento e a instrumentalização destes profissionais para a construção de estratégias de resiliência e enfrentamento aos desafios cotidianos, construção do sentimento de pertencimento e problematização do vazio existencial. Ações como essa se justificam frente ao crescente quadro de adoecimento docente e a urgente necessidade de potencializar o autocuidado e a desconstrução de barreiras atitudinais que se constituem em obstáculos à busca por atenção e cuidado em saúde mental. Tendo como principais referenciais teóricos Viktor Frankl e Paulo Freire, utilizou-se de uma metodologia participativa em que o diálogo se faz mediado por discussões teóricas e relatos do cotidiano escolar. Tendo início no final de 2022, a ação já foi desenvolvida em três escolas públicas, localizadas em bairros periféricos da cidade, envolvendo aproximadamente 120 profissionais. Em cada uma das escolas foi possível perceber, nas avaliações dos participantes, a importância de uma pausa na correria diária do trabalho para voltar a atenção para o bem estar sócio-bio-psíquico-espiritual individual e coletivo. Nesse momento de parada, a discussão sobre a realização de valores, aqui entendidos como valores criativos, atitudinais e vivências se evidencia como necessidade para a conscientização em relação às escolhas pessoais e coletivas no momento presente, já que afetam, de forma inexorável, os acontecimentos futuros. Há indicativos de que ações de autocuidado individual e coletivo devem fazer parte da rotina da escola e não ficar restrita às poucas ações advindas de projetos exteriores, uma vez que as ações aprendidas e realizadas dentro e a partir da escola impactam toda a dinâmica social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12042_TB1413_15082023085938.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA MEDEIROS DE RESENDE" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenaresendeart@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95721 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1413 "inscrito_id" => 12042 "titulo" => "AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EM FOCO O AUTOCUIDADO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho compartilha resultados do Projeto de Extensão "ACOLHE: Construção de valores inclusivos e promoção de educação em saúde (Ano IV)" em sua interface com Escolas da Educação Básica. Com olhar voltado especialmente aos profissionais, docentes ou não, essa ação teve como objetivo primeiro o acolhimento e a instrumentalização destes profissionais para a construção de estratégias de resiliência e enfrentamento aos desafios cotidianos, construção do sentimento de pertencimento e problematização do vazio existencial. Ações como essa se justificam frente ao crescente quadro de adoecimento docente e a urgente necessidade de potencializar o autocuidado e a desconstrução de barreiras atitudinais que se constituem em obstáculos à busca por atenção e cuidado em saúde mental. Tendo como principais referenciais teóricos Viktor Frankl e Paulo Freire, utilizou-se de uma metodologia participativa em que o diálogo se faz mediado por discussões teóricas e relatos do cotidiano escolar. Tendo início no final de 2022, a ação já foi desenvolvida em três escolas públicas, localizadas em bairros periféricos da cidade, envolvendo aproximadamente 120 profissionais. Em cada uma das escolas foi possível perceber, nas avaliações dos participantes, a importância de uma pausa na correria diária do trabalho para voltar a atenção para o bem estar sócio-bio-psíquico-espiritual individual e coletivo. Nesse momento de parada, a discussão sobre a realização de valores, aqui entendidos como valores criativos, atitudinais e vivências se evidencia como necessidade para a conscientização em relação às escolhas pessoais e coletivas no momento presente, já que afetam, de forma inexorável, os acontecimentos futuros. Há indicativos de que ações de autocuidado individual e coletivo devem fazer parte da rotina da escola e não ficar restrita às poucas ações advindas de projetos exteriores, uma vez que as ações aprendidas e realizadas dentro e a partir da escola impactam toda a dinâmica social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12042_TB1413_15082023085938.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA MEDEIROS DE RESENDE" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenaresendeart@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }