DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA: ESTUDO DE CASO NO IFMA - CAMPUS CAXIAS E SEUS IMPACTOS NA CONTINUIDADE DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95042 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 541 "inscrito_id" => 9980 "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA: ESTUDO DE CASO NO IFMA - CAMPUS CAXIAS E SEUS IMPACTOS NA CONTINUIDADE DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO" "resumo" => "Este artigo propõe avaliar as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto Federal Maranhão IFMA- Campus Caxias na disciplina de Programação Estruturada. A falta de domínio dos conceitos fundamentais da lógica de programação assim como as estruturas fundamentais da disciplina, pode prejudicar o aprendizado de conceitos mais complexos, como Estrutura de Dados, levando a altos índices de retenção, dificuldades em outras disciplinas, que têm esses conceitos como pré-requisitos, assim como expressivas taxas de evasão no curso. Este estudo de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa incluirá a aplicação de questionários aos graduandos do curso em períodos iniciais e de outros períodos que tenham disciplinas correlatas, a fim de identificar os níveis de aprendizagem e dificuldades, incluindo o domínio da base matemática e da programação. Espera-se que os resultados encontrados não só evidenciem quais são as dificuldades e o que pode estar por trás deste problema, mas que também sirvam para fomentar no processo de intervenção pedagógica, por parte da instituição de ensino. O objetivo é contribuir de forma efetiva e significativa para a comunidade acadêmica, abrindo novas oportunidades de investigação que possam ajudar a formar profissionais cada vez mais qualificados na área de Ciência da Computação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9980_TB541_21042023160733.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICKAELA EVELY SOUSA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "Micka Freitas" "autor_email" => "smickaela@acad.ifma.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95042 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 541 "inscrito_id" => 9980 "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA: ESTUDO DE CASO NO IFMA - CAMPUS CAXIAS E SEUS IMPACTOS NA CONTINUIDADE DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO" "resumo" => "Este artigo propõe avaliar as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto Federal Maranhão IFMA- Campus Caxias na disciplina de Programação Estruturada. A falta de domínio dos conceitos fundamentais da lógica de programação assim como as estruturas fundamentais da disciplina, pode prejudicar o aprendizado de conceitos mais complexos, como Estrutura de Dados, levando a altos índices de retenção, dificuldades em outras disciplinas, que têm esses conceitos como pré-requisitos, assim como expressivas taxas de evasão no curso. Este estudo de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa incluirá a aplicação de questionários aos graduandos do curso em períodos iniciais e de outros períodos que tenham disciplinas correlatas, a fim de identificar os níveis de aprendizagem e dificuldades, incluindo o domínio da base matemática e da programação. Espera-se que os resultados encontrados não só evidenciem quais são as dificuldades e o que pode estar por trás deste problema, mas que também sirvam para fomentar no processo de intervenção pedagógica, por parte da instituição de ensino. O objetivo é contribuir de forma efetiva e significativa para a comunidade acadêmica, abrindo novas oportunidades de investigação que possam ajudar a formar profissionais cada vez mais qualificados na área de Ciência da Computação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9980_TB541_21042023160733.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICKAELA EVELY SOUSA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "Micka Freitas" "autor_email" => "smickaela@acad.ifma.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }