MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: O QUE NOS DIZEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100797 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8274 "inscrito_id" => 24607 "titulo" => "MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: O QUE NOS DIZEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS?" "resumo" => "A presente pesquisa versa entre a formação e a prática docente na perspectiva do ensino por investigação em um cenário de buscas bibliográficas de estudos e estudiosos que se dedicam na última década a discutirem essa temática. Tendo em vista a necessidade vigente de buscar novas estratégias de ensino para garantir um maior protagonismo dos estudantes e engajamento no processo de aprendizagem a caminho de uma aprendizagem significativa, o estudo tem como objetivo principal explorar o campo teórico acerca das metodologias de abordagens investigativas na aula como estratégia de ensino e aprendizagem na educação básica. Para isto, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza exploratória com o aprofundamento de conceitos a partir de uma pesquisa bibliográfica. O estudo, que é parte inicial das construções teóricas que vem sendo tecidas na dissertação de mestrado, nos mostra a necessidade de investigar estratégias de ensino que promovam aos estudantes oportunidades para o exercício da autonomia, tornando-os participantes ativos no processo de aprendizagem. Neste sentido, em um contexto em que a teoria e a prática são entendidas como elementos indissociáveis, compreende-se a partir da exploração em livros, revistas, periódicos e plataformas de trabalhos acadêmicos que de uma forma geral, o ensino por investigação busca criar um ambiente de aprendizagem mais ativo, envolvente e centrado no estudante, ao qual o processo de investigação e descoberta é valorizado tanto quanto o conteúdo em si e os estudantes são incentivados a buscar conhecimento de maneira independente e a desenvolver habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas com colaboração e comunicação. Assim, o ensino por investigação torna-se uma alternativa eminente na busca por uma aprendizagem significativa na Educação Básica e que pode ser explorado em diversas áreas do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24607_TB8274_15092023094105.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA REJANE CAMPOS PEREIRA FREITAS" "autor_nome_curto" => "REJANE" "autor_email" => "rcamperf@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE (CESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100797 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8274 "inscrito_id" => 24607 "titulo" => "MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: O QUE NOS DIZEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS?" "resumo" => "A presente pesquisa versa entre a formação e a prática docente na perspectiva do ensino por investigação em um cenário de buscas bibliográficas de estudos e estudiosos que se dedicam na última década a discutirem essa temática. Tendo em vista a necessidade vigente de buscar novas estratégias de ensino para garantir um maior protagonismo dos estudantes e engajamento no processo de aprendizagem a caminho de uma aprendizagem significativa, o estudo tem como objetivo principal explorar o campo teórico acerca das metodologias de abordagens investigativas na aula como estratégia de ensino e aprendizagem na educação básica. Para isto, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza exploratória com o aprofundamento de conceitos a partir de uma pesquisa bibliográfica. O estudo, que é parte inicial das construções teóricas que vem sendo tecidas na dissertação de mestrado, nos mostra a necessidade de investigar estratégias de ensino que promovam aos estudantes oportunidades para o exercício da autonomia, tornando-os participantes ativos no processo de aprendizagem. Neste sentido, em um contexto em que a teoria e a prática são entendidas como elementos indissociáveis, compreende-se a partir da exploração em livros, revistas, periódicos e plataformas de trabalhos acadêmicos que de uma forma geral, o ensino por investigação busca criar um ambiente de aprendizagem mais ativo, envolvente e centrado no estudante, ao qual o processo de investigação e descoberta é valorizado tanto quanto o conteúdo em si e os estudantes são incentivados a buscar conhecimento de maneira independente e a desenvolver habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas com colaboração e comunicação. Assim, o ensino por investigação torna-se uma alternativa eminente na busca por uma aprendizagem significativa na Educação Básica e que pode ser explorado em diversas áreas do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24607_TB8274_15092023094105.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA REJANE CAMPOS PEREIRA FREITAS" "autor_nome_curto" => "REJANE" "autor_email" => "rcamperf@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE (CESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }