A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PSICOLÓGICA PARA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100353 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7534 "inscrito_id" => 12319 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PSICOLÓGICA PARA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas e metodologias utilizadas pela psicologia diante de situações de violência no ambiente escolar, fator que cada vez mais se evidencia em tragédias recentes envolvendo instituições de ensino. Para tanto, é apresentado um recorte de pesquisa que teve como alvo o entendimento das estratégias de atuação do profissional da psicologia, em conjunto com as instituições de ensino, para a precaução e enfrentamento do problema da violência escolar, buscando sistematizar o que tem sido produzido para o desenvolvimento dessa temática. Compreende-se violência como um fenômeno multifacetado que se apresenta com diferentes formas e níveis de complexidade, sem atores ou alvos pré-estabelecidos, que se faz presente no âmbito escolar desde suas faces mais sutis até os casos mais extremos. Além disso, a violência é entendida como um fator causado por diversas circunstâncias incluindo fatores histórico-sociais, diretamente ligados ao seu contexto e atores, que se refletem nas instituições de ensino. A metodologia utilizada para sistematização da pesquisa foi a revisão integrativa de abordagem qualitativa, utilizando materiais coletados nas bases de dados Medline, LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Index-Psicologia e DOAJ (Directory of Open Access Journals), com a análise do material em questão baseada em Bardin (1977). Como critério de inclusão foi estabelecida a limitação da literatura em publicações dos últimos 5 anos escritas em português, espanhol ou inglês bem como disponibilidade na íntegra, e foram excluídos aqueles que não atendiam à questão de pesquisa e nem ao objetivo do presente trabalho. A pesquisa destacou a importância do trabalho do profissional no ambiente escolar, e do caráter construtivo e não linear da sua intervenção, além da interdisciplinaridade entre os profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12319_TB7534_10122023231312.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA AUGUSTA DE PAIVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA" "autor_email" => "gabriella.august@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100353 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7534 "inscrito_id" => 12319 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PSICOLÓGICA PARA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas e metodologias utilizadas pela psicologia diante de situações de violência no ambiente escolar, fator que cada vez mais se evidencia em tragédias recentes envolvendo instituições de ensino. Para tanto, é apresentado um recorte de pesquisa que teve como alvo o entendimento das estratégias de atuação do profissional da psicologia, em conjunto com as instituições de ensino, para a precaução e enfrentamento do problema da violência escolar, buscando sistematizar o que tem sido produzido para o desenvolvimento dessa temática. Compreende-se violência como um fenômeno multifacetado que se apresenta com diferentes formas e níveis de complexidade, sem atores ou alvos pré-estabelecidos, que se faz presente no âmbito escolar desde suas faces mais sutis até os casos mais extremos. Além disso, a violência é entendida como um fator causado por diversas circunstâncias incluindo fatores histórico-sociais, diretamente ligados ao seu contexto e atores, que se refletem nas instituições de ensino. A metodologia utilizada para sistematização da pesquisa foi a revisão integrativa de abordagem qualitativa, utilizando materiais coletados nas bases de dados Medline, LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Index-Psicologia e DOAJ (Directory of Open Access Journals), com a análise do material em questão baseada em Bardin (1977). Como critério de inclusão foi estabelecida a limitação da literatura em publicações dos últimos 5 anos escritas em português, espanhol ou inglês bem como disponibilidade na íntegra, e foram excluídos aqueles que não atendiam à questão de pesquisa e nem ao objetivo do presente trabalho. A pesquisa destacou a importância do trabalho do profissional no ambiente escolar, e do caráter construtivo e não linear da sua intervenção, além da interdisciplinaridade entre os profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12319_TB7534_10122023231312.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA AUGUSTA DE PAIVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA" "autor_email" => "gabriella.august@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }