RODAS DE LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98285 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4817 "inscrito_id" => 8603 "titulo" => "RODAS DE LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "A escola, enquanto instituição responsável pelos processos de letramento e alfabetização dos estudantes, parece promover leituras muito mais atreladas ao ideal de sistema de código linguístico a ser decifrado do que de fato uma leitura que promova aprendizagem e seja social e individualmente relevante. Dessa forma, surge as rodas de leitura com o propósito de estimular os estudantes a tornarem-se leitores, e mais importante, leitores pensantes. O trabalho tem como objetivo compreender as contribuições acerca das rodas de leituras para a aprendizagem de estudantes da educação básica. O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura de caráter qualitativo. Foram utilizadas três bases de dados, Scielo, Periódicos CAPES e o Lume, utilizando as palavras-chave: Rodas de leitura e um filtro de cinco anos, onde foram encontrados, ao todo, 30 trabalhos, mas através da leitura flutuante e exclusão por textos que não contribuíam para a proposta foram selecionados quatro artigos. As rodas de leituras mostraram-se muito mais presente durante a fase da Educação Infantil que, além de contribuírem para o acervo de palavras da criança para o momento de aprendizagem da leitura, também interage com o leitor levando-o a construir seus sentidos acerca do texto. São claras as contribuições das rodas de leitura para aprendizagem, desde o processo da leitura até a formação de leitores pensantes. Nota-se a necessidade de continuação desse recurso nas demais etapas da educação básica para contribuição da aprendizagem dos demais estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8603_TB4817_10122023183002.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENNO ELOY DA CUNHA MARIBONDO" "autor_nome_curto" => "BRENNO" "autor_email" => "brenno.eloy.cunha@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98285 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4817 "inscrito_id" => 8603 "titulo" => "RODAS DE LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "A escola, enquanto instituição responsável pelos processos de letramento e alfabetização dos estudantes, parece promover leituras muito mais atreladas ao ideal de sistema de código linguístico a ser decifrado do que de fato uma leitura que promova aprendizagem e seja social e individualmente relevante. Dessa forma, surge as rodas de leitura com o propósito de estimular os estudantes a tornarem-se leitores, e mais importante, leitores pensantes. O trabalho tem como objetivo compreender as contribuições acerca das rodas de leituras para a aprendizagem de estudantes da educação básica. O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura de caráter qualitativo. Foram utilizadas três bases de dados, Scielo, Periódicos CAPES e o Lume, utilizando as palavras-chave: Rodas de leitura e um filtro de cinco anos, onde foram encontrados, ao todo, 30 trabalhos, mas através da leitura flutuante e exclusão por textos que não contribuíam para a proposta foram selecionados quatro artigos. As rodas de leituras mostraram-se muito mais presente durante a fase da Educação Infantil que, além de contribuírem para o acervo de palavras da criança para o momento de aprendizagem da leitura, também interage com o leitor levando-o a construir seus sentidos acerca do texto. São claras as contribuições das rodas de leitura para aprendizagem, desde o processo da leitura até a formação de leitores pensantes. Nota-se a necessidade de continuação desse recurso nas demais etapas da educação básica para contribuição da aprendizagem dos demais estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8603_TB4817_10122023183002.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENNO ELOY DA CUNHA MARIBONDO" "autor_nome_curto" => "BRENNO" "autor_email" => "brenno.eloy.cunha@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }