FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO: CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95214 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 755 "inscrito_id" => 10122 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO: CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A sociedade contemporânea tem passado por mudanças significativas nas últimas décadas, com o avanço tecnológico e a globalização. Essas mudanças afetaram também a educação, que precisa se aprimorar para acompanhar as transformações sociais e preparar os estudantes para os desafios do mundo atual, diante desses desafios a formação continuada é uma necessidade fundamental para os professores de ciências, pois precisam estar atualizados sobre os avanços científicos e tecnológicos que estão em constante evolução. Além disso, a formação continuada permite que os professores desenvolvam novas habilidades e competências pedagógicas, o que pode melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos. Os encontros de formação ocorrem quinzenalmente com os professores atuante no componente de ciências da natureza das escolas municipais e são organizados com o intuído de atingir alguns objetivos que visam melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos, entre eles: a atualização dos conhecimentos científicos, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, a adaptação às novas tecnologias, a compreensão das necessidades dos alunos e a melhoria na aprendizagem dos alunos. Para isso cada formação é planejada com metodologias adaptadas e a escolha da mais adequada depende dos objetivos específicos de cada formação e das características dos participantes. Entre as metodologias utilizadas foram: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Painel Integrado Participativo, Oficinas, Discussões em grupo, Gamificação, Ensino por Investigação entre outras. Usar nas formações metodologias diversificadas contribuiu para estimular os docentes a desenvolverem práticas em sala de aula onde os estudantes são estimulados a investigar e questionar os fenômenos científicos, conduzindo experimentos e análises para compreender os conceitos envolvidos. No decorrer dos quatro anos de encontros de formações ficou evidente a contribuição para a atuação profissional de cada um podendo observar maior motivação, satisfação e confiança em sua capacidade de ensinar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10122_TB755_10122023080952.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA MARIOTE" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "silvanamariote@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95214 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 755 "inscrito_id" => 10122 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO: CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A sociedade contemporânea tem passado por mudanças significativas nas últimas décadas, com o avanço tecnológico e a globalização. Essas mudanças afetaram também a educação, que precisa se aprimorar para acompanhar as transformações sociais e preparar os estudantes para os desafios do mundo atual, diante desses desafios a formação continuada é uma necessidade fundamental para os professores de ciências, pois precisam estar atualizados sobre os avanços científicos e tecnológicos que estão em constante evolução. Além disso, a formação continuada permite que os professores desenvolvam novas habilidades e competências pedagógicas, o que pode melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos. Os encontros de formação ocorrem quinzenalmente com os professores atuante no componente de ciências da natureza das escolas municipais e são organizados com o intuído de atingir alguns objetivos que visam melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos, entre eles: a atualização dos conhecimentos científicos, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, a adaptação às novas tecnologias, a compreensão das necessidades dos alunos e a melhoria na aprendizagem dos alunos. Para isso cada formação é planejada com metodologias adaptadas e a escolha da mais adequada depende dos objetivos específicos de cada formação e das características dos participantes. Entre as metodologias utilizadas foram: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Painel Integrado Participativo, Oficinas, Discussões em grupo, Gamificação, Ensino por Investigação entre outras. Usar nas formações metodologias diversificadas contribuiu para estimular os docentes a desenvolverem práticas em sala de aula onde os estudantes são estimulados a investigar e questionar os fenômenos científicos, conduzindo experimentos e análises para compreender os conceitos envolvidos. No decorrer dos quatro anos de encontros de formações ficou evidente a contribuição para a atuação profissional de cada um podendo observar maior motivação, satisfação e confiança em sua capacidade de ensinar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10122_TB755_10122023080952.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA MARIOTE" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "silvanamariote@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }