LITERATURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: A FORMAÇÃO LITERÁRIA DAS CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95644 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1314 "inscrito_id" => 11905 "titulo" => "LITERATURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: A FORMAÇÃO LITERÁRIA DAS CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O trabalho discute a literatura e a prática pedagógica, levando em consideração que a leitura é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano. Partiu do seguinte questionamento: que sentido os(as) professores(as) atribuem ao texto literário de modo que o mesmo contribua na formação de alunos(as) no período da alfabetização? Traçou-se como objetivo geral para esse escrito refletir acerca da literatura e da prática pedagógica no que diz respeito a formação leitora das crianças. Especificamente, pretendeu-se discutir sobre os sentidos atribuídos por docentes ao ensino da literatura; e investigar a prática pedagógica utilizada no trabalho com a leitura de literatura para a formação de alunos(as) leitores(as) em processo de alfabetização. O referencial teórico-metodológico subsidia na compreensão sobre a leitura de literatura e a alfabetização, e foi desenvolvido a partir da metodologia da Entrevista Compreensiva; contou com a participação de seis professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que atuavam no ciclo da alfabetização, na rede pública de ensino da cidade de Natal/RN. As falas das interlocutoras trouxeram indícios de que as docentes valorizam o ensino da leitura de literatura, reconhecendo-o como uma atividade em que favorece a aprendizagem das crianças, desenvolvendo os aspectos cognitivos, intelectuais, sociais e da experiência humana. No entanto, os conhecimentos teóricos e metodológicos para esse ensino ainda precisam ser aprimorados de modo que a mediação da leitura se torne, de fato, efetiva na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659415682244e_02012024105344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 10:53:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINEIDE BATISTA DE SOUSA PEDROSA" "autor_nome_curto" => "FRAN" "autor_email" => "neidebatista15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95644 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1314 "inscrito_id" => 11905 "titulo" => "LITERATURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: A FORMAÇÃO LITERÁRIA DAS CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O trabalho discute a literatura e a prática pedagógica, levando em consideração que a leitura é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano. Partiu do seguinte questionamento: que sentido os(as) professores(as) atribuem ao texto literário de modo que o mesmo contribua na formação de alunos(as) no período da alfabetização? Traçou-se como objetivo geral para esse escrito refletir acerca da literatura e da prática pedagógica no que diz respeito a formação leitora das crianças. Especificamente, pretendeu-se discutir sobre os sentidos atribuídos por docentes ao ensino da literatura; e investigar a prática pedagógica utilizada no trabalho com a leitura de literatura para a formação de alunos(as) leitores(as) em processo de alfabetização. O referencial teórico-metodológico subsidia na compreensão sobre a leitura de literatura e a alfabetização, e foi desenvolvido a partir da metodologia da Entrevista Compreensiva; contou com a participação de seis professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que atuavam no ciclo da alfabetização, na rede pública de ensino da cidade de Natal/RN. As falas das interlocutoras trouxeram indícios de que as docentes valorizam o ensino da leitura de literatura, reconhecendo-o como uma atividade em que favorece a aprendizagem das crianças, desenvolvendo os aspectos cognitivos, intelectuais, sociais e da experiência humana. No entanto, os conhecimentos teóricos e metodológicos para esse ensino ainda precisam ser aprimorados de modo que a mediação da leitura se torne, de fato, efetiva na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659415682244e_02012024105344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 10:53:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINEIDE BATISTA DE SOUSA PEDROSA" "autor_nome_curto" => "FRAN" "autor_email" => "neidebatista15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }