O projeto de extensão universitária "UFPE no meu quintal" promove oficinas em cidades do sertão nordestino, levando educação popular para regiões afastadas da capital. Uma dessas oficinas é sobre capoeira, ministrada por estudantes de licenciatura em Educação Física. O objetivo é divulgar e demonstrar a importância de levar projetos educacionais para uma população carente, onde é difícil o acesso a informações e promover uma melhor qualidade de vida aos participantes, a ação extensionista contribui ao processo de formação inicial dos estudantes de diversas graduações que organizam o evento possibilitando interdisciplinaridade entre diversos cursos. O presente trabalho, trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, este estudo surgiu da iniciativa de partilhar as abordagens metodológicas realizadas na cidade de Ibimirim-PE através do projeto UFPE no meu quintal. Buscando propiciar uma intervenção da capoeira no eixo cultural, mas de cunho pedagógico na linha da educação popular; esclarecer a historicidade do tema proposto e as influências que existem em nossas vidas, correlacionando com a vida cotidiana; desmistificar a capoeira e promover estímulos positivos para as condições psicomotoras dos indivíduos; e ainda estimular a concentração e coordenação motora dos participantes; promover estímulos positivos para as condições psicomotoras dos indivíduos; trabalhar a socialização e interação dos mesmos através da vivência capoeiristica. A presente experiência vivenciada nos proporcionou analisar que a capoeira mostra-se como uma prática relevante e inclusiva que contribui para a formação integral dos indivíduos, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo, social, afetivo e contribui para a capacitação e um melhor desenvolvimento da comunidade local onde o projeto foi realizado.