ACESSIBILIDADE E DISPONIBILIDADE DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE PALEONTOLOGIA PARA ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR MARANHENSE.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95019 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 6404 "titulo" => "ACESSIBILIDADE E DISPONIBILIDADE DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE PALEONTOLOGIA PARA ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR MARANHENSE." "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar os fatores que geram carências de materiais didáticos no ensino de Paleontologia em universidades e institutos públicos maranhenses de ensino superior. Pretende-se averiguar quais vertentes influenciam direta ou indiretamente no problema apresentado. Tende-se como matriz metodológica a análise de grades curriculares dos cursos nos quais a disciplina é oferecida com enfoque na educação superior e, em seguida, certificar se as obras bibliográficas estão disponíveis e acessíveis nas bibliotecas das instituições, bem como se há disponibilidade de espécimes fósseis como complemento didático educacional. A metodologia também consistiu na análise bibliográfica das ementas e acervos fossilíferos de caráter didático disponíveis em coleções científicas maranhenses, como as do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA), UFMA, IFMA e UEMA. Com base nas pesquisas já realizadas, ficou evidenciada a escassez de materiais complementares para melhor aproveitamento dos conhecimentos fornecidos na disciplina. Tal problema tem-se mostrado constante nas Universidades e Institutos públicos maranhenses que oferecem ensino superior em Ciências Biológicas. Por conseguinte, pretende- se descobrir como a questão aqui aventada vem impactando o processo ensino-aprendizagem dos discentes e dos futuros docentes, quais os graus deste impacto educacional e social e se este problema tem gerado déficits consideráveis na aprendizagem. Por fim, o presente estudo avalia como esta adversidade também vem refletindo na didática dos docentes, o que pode gerar um aumento do desinteresse e desqualificação dos futuros graduados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6404_TB513_07112023120712.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA RIBEIRO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jesusribeiro@acad.ifma.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95019 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 6404 "titulo" => "ACESSIBILIDADE E DISPONIBILIDADE DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE PALEONTOLOGIA PARA ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR MARANHENSE." "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar os fatores que geram carências de materiais didáticos no ensino de Paleontologia em universidades e institutos públicos maranhenses de ensino superior. Pretende-se averiguar quais vertentes influenciam direta ou indiretamente no problema apresentado. Tende-se como matriz metodológica a análise de grades curriculares dos cursos nos quais a disciplina é oferecida com enfoque na educação superior e, em seguida, certificar se as obras bibliográficas estão disponíveis e acessíveis nas bibliotecas das instituições, bem como se há disponibilidade de espécimes fósseis como complemento didático educacional. A metodologia também consistiu na análise bibliográfica das ementas e acervos fossilíferos de caráter didático disponíveis em coleções científicas maranhenses, como as do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA), UFMA, IFMA e UEMA. Com base nas pesquisas já realizadas, ficou evidenciada a escassez de materiais complementares para melhor aproveitamento dos conhecimentos fornecidos na disciplina. Tal problema tem-se mostrado constante nas Universidades e Institutos públicos maranhenses que oferecem ensino superior em Ciências Biológicas. Por conseguinte, pretende- se descobrir como a questão aqui aventada vem impactando o processo ensino-aprendizagem dos discentes e dos futuros docentes, quais os graus deste impacto educacional e social e se este problema tem gerado déficits consideráveis na aprendizagem. Por fim, o presente estudo avalia como esta adversidade também vem refletindo na didática dos docentes, o que pode gerar um aumento do desinteresse e desqualificação dos futuros graduados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6404_TB513_07112023120712.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA RIBEIRO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jesusribeiro@acad.ifma.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }