FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA ANDARILHA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98443 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5023 "inscrito_id" => 12450 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA ANDARILHA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente artigo apresenta reflexões preliminares sobre a formação continuada de professoras, realizada no âmbito de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire no município do Rio Grande/RS. Nos diálogos trilhados com professoras neste contexto objetivamos investigar se a formação continuada contribui para a reflexão da prática das professoras e se isso implica no fazer pedagógico. Ressaltamos, que a escola possui um diferencial, pois ela vai até as comunidades que há demanda da EJA se configurando numa escola andarilha. E isso é mais um desafio se tratando da formação continuada, visto que o público atendido é diverso e com especificidades. Metodologicamente, o trabalho ancora-se na abordagem qualitativa utilizando-se das experiências vivenciadas nos espaços formativos. Utilizamos como aporte teórico o posicionamento dos seguintes teóricos: Freire (2014, 2015), Soares (2011), Anadon e Gonçalves (2018). As reflexões feitas demonstram que a formação continuada é um importante espaço para o empoderamento e construção da identidade da professora da EJA como também um exercício fundamental para a reflexão sobre a práxis. A partir do exposto podemos observar também, uma mudança no olhar das professoras quanto a formação continuada, seu papel enquanto sujeito social e transformações na prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12450_TB5023_19062023192436.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE FERREIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Daiane Ferreira" "autor_email" => "daiane.ferreira13@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98443 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5023 "inscrito_id" => 12450 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA ANDARILHA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente artigo apresenta reflexões preliminares sobre a formação continuada de professoras, realizada no âmbito de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire no município do Rio Grande/RS. Nos diálogos trilhados com professoras neste contexto objetivamos investigar se a formação continuada contribui para a reflexão da prática das professoras e se isso implica no fazer pedagógico. Ressaltamos, que a escola possui um diferencial, pois ela vai até as comunidades que há demanda da EJA se configurando numa escola andarilha. E isso é mais um desafio se tratando da formação continuada, visto que o público atendido é diverso e com especificidades. Metodologicamente, o trabalho ancora-se na abordagem qualitativa utilizando-se das experiências vivenciadas nos espaços formativos. Utilizamos como aporte teórico o posicionamento dos seguintes teóricos: Freire (2014, 2015), Soares (2011), Anadon e Gonçalves (2018). As reflexões feitas demonstram que a formação continuada é um importante espaço para o empoderamento e construção da identidade da professora da EJA como também um exercício fundamental para a reflexão sobre a práxis. A partir do exposto podemos observar também, uma mudança no olhar das professoras quanto a formação continuada, seu papel enquanto sujeito social e transformações na prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12450_TB5023_19062023192436.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE FERREIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Daiane Ferreira" "autor_email" => "daiane.ferreira13@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }