RELATO DE EXPERIÊNCIA: O LETRAMENTO LITERÁRIO POR MEIO DA POESIA NO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96409 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2317 "inscrito_id" => 6240 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O LETRAMENTO LITERÁRIO POR MEIO DA POESIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A poesia é uma forma essencial de manifestação artística, porém, como acontece com a literatura em geral, ela não é tão apreciada no dia a dia e seu potencial de prazer é deixado de lado. Além disso, apesar dos documentos oficiais da educação se basearem em ideias interacionistas para o ensino de língua e literatura, é comum que a prática seja engessada e sem preocupação com a fruição do texto literário mesmo quando se trata de poesia. Nesse contexto, tivemos como objetivo, por meio da nossa experiência de observação, relatar o trajeto da disciplina de literatura e refletir sobre ele a partir da perspectiva do letramento literário com foco no gênero poema. A metodologia foi a observação de seis turmas de ensino médio de uma escola particular do município de Guarabira-PB durante o primeiro trimestre de 2022, totalizando sessenta encontros. Então, associada à pesquisa bibliográfica, nosso trabalho é de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Tomamos como base as ideias de Azevedo (2004), Candido (2011), Cosson (2021), Bakhtin (1998), Pinheiro (2018), entre outros. Assim, podemos notar e discutiremos como o contato direto com o texto literário, sua experimentação e fruição são essenciais para que os alunos se engajem nas aulas e o letramento literário seja viável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6240_TB2317_20112023145152.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA DE FREITAS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Clara" "autor_email" => "claradefreitas03@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96409 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2317 "inscrito_id" => 6240 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O LETRAMENTO LITERÁRIO POR MEIO DA POESIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A poesia é uma forma essencial de manifestação artística, porém, como acontece com a literatura em geral, ela não é tão apreciada no dia a dia e seu potencial de prazer é deixado de lado. Além disso, apesar dos documentos oficiais da educação se basearem em ideias interacionistas para o ensino de língua e literatura, é comum que a prática seja engessada e sem preocupação com a fruição do texto literário mesmo quando se trata de poesia. Nesse contexto, tivemos como objetivo, por meio da nossa experiência de observação, relatar o trajeto da disciplina de literatura e refletir sobre ele a partir da perspectiva do letramento literário com foco no gênero poema. A metodologia foi a observação de seis turmas de ensino médio de uma escola particular do município de Guarabira-PB durante o primeiro trimestre de 2022, totalizando sessenta encontros. Então, associada à pesquisa bibliográfica, nosso trabalho é de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Tomamos como base as ideias de Azevedo (2004), Candido (2011), Cosson (2021), Bakhtin (1998), Pinheiro (2018), entre outros. Assim, podemos notar e discutiremos como o contato direto com o texto literário, sua experimentação e fruição são essenciais para que os alunos se engajem nas aulas e o letramento literário seja viável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6240_TB2317_20112023145152.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA DE FREITAS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Clara" "autor_email" => "claradefreitas03@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }