MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97779 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4178 "inscrito_id" => 4972 "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A modelagem matemática tem se constituído como um campo de produção de conhecimento matemático que implementa práticas de investigação, indagação e problematização de situações cotidianas. Frente ao exposto, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre as percepções de professores que ensinam matemática acerca da utilização da modelagem matemática nos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula. Como aportes teóricos norteadores, dialogamos, principalmente, com autores que tematizam a modelagem matemática em sala de aula e a formação de professores que ensinam matemática, tendo em vista os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Como metodologia, optamos por uma abordagem qualitativa, com vistas a focalizar experiências desenvolvidas, coletivamente, com 11 professores que ensinam matemática. O estudo desenvolveu-se durante a realização da oficina intitulada “Modelagem Matemática: diálogos, desafios e reflexões”, aplicada no ano de 2023, em uma jornada pedagógica de uma cidade do interior da Bahia. Os resultados demarcam as especificidades do uso da modelagem matemática em articulação com a realidade dos estudantes envolvidos, de modo a colaborar com a transformação, a flexibilização, a valorização dos saberes e a contextualização dos processos de ensino e aprendizagem. De maneira mais específica, o estudo apontou para alguns possíveis desafios ainda latentes no contexto educacional, como a lacuna na formação de professores que ensinam matemática, a carência de recursos da escola e a resistência de professores e alunos em relação ao novo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID4972_TB4178_04102023225022.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON DOS SANTOS FARIAS" "autor_nome_curto" => "GERSON FARIAS" "autor_email" => "gerson.farias@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97779 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4178 "inscrito_id" => 4972 "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A modelagem matemática tem se constituído como um campo de produção de conhecimento matemático que implementa práticas de investigação, indagação e problematização de situações cotidianas. Frente ao exposto, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre as percepções de professores que ensinam matemática acerca da utilização da modelagem matemática nos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula. Como aportes teóricos norteadores, dialogamos, principalmente, com autores que tematizam a modelagem matemática em sala de aula e a formação de professores que ensinam matemática, tendo em vista os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Como metodologia, optamos por uma abordagem qualitativa, com vistas a focalizar experiências desenvolvidas, coletivamente, com 11 professores que ensinam matemática. O estudo desenvolveu-se durante a realização da oficina intitulada “Modelagem Matemática: diálogos, desafios e reflexões”, aplicada no ano de 2023, em uma jornada pedagógica de uma cidade do interior da Bahia. Os resultados demarcam as especificidades do uso da modelagem matemática em articulação com a realidade dos estudantes envolvidos, de modo a colaborar com a transformação, a flexibilização, a valorização dos saberes e a contextualização dos processos de ensino e aprendizagem. De maneira mais específica, o estudo apontou para alguns possíveis desafios ainda latentes no contexto educacional, como a lacuna na formação de professores que ensinam matemática, a carência de recursos da escola e a resistência de professores e alunos em relação ao novo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID4972_TB4178_04102023225022.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON DOS SANTOS FARIAS" "autor_nome_curto" => "GERSON FARIAS" "autor_email" => "gerson.farias@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }