DIÁLOGOS ENTRE O CAMPO DA ESPECTATORIALIDADE, LEITURAS FÍLMICAS E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97873 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4300 "inscrito_id" => 18825 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE O CAMPO DA ESPECTATORIALIDADE, LEITURAS FÍLMICAS E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM" "resumo" => "O uso do audiovisual na área de ensino da saúde, é um recurso amplamente utilizado, que por vezes, flutuam dúvidas sobre a efetividade no interior do processo ensino-aprendizagem. É possível reconhecer a existência de lacunas de conhecimento, sobretudo, no que tange aos significados produzidos pelos alunos, ao terem contato com uma obra audiovisual. É a existência desses significados, heterogêneos entre os alunos, que tornam o processo de leitura fílmica variável, impactando no processo ensino-aprendizagem, quanto às expectativas discentes e docentes do uso do audiovisual. O campo teórico da espectatorialidade contribui para esse tipo de estudo ao valorizar as formas como o espectador, mais ativo e crítico, molda o seu encontro com o discurso do texto audiovisual, considerando para análise a sua forma de experimentar o mundo. O estudo objetiva analisar as leituras fílmicas de alunos técnicos em Enfermagem, sob a ótica do campo da espectatorialidade, compreendendo a importância para o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa, consiste em um estudo de recepção, organizado em três momentos: (1) envio do vídeo “A Liga – Esquizofrenia e Bipolaridade”; (2) auto preenchimento de questionário sobre as leituras fílmicas, para caracterizar as dimensões de leitura, de acordo com o Modelo Multidimensional de Schrøder (3) entrevista em profundidade para identificar dados sobre a experiência espectatorial, que estão ativos e mobilizados no momento da leitura dos audiovisuais. A partir da análise dos dados é possível caracterizar as dimensões de leituras, como imersas, convergentes e de aceitação com a mensagem fílmica, como também distanciado da construção da narrativa fílmica, pela presença do conhecimento prévio do aluno desenvolvido na disciplina Saúde Mental, tornando-o mais crítico. A entrevista evidencia elementos da experiência espectatorial do aluno, que por si só participam da produção de sentidos, como questões familiares, princípios comportamentais, pré-existência de sofrimentos, sentimentos, hábitos, conhecimento técnico e aspectos estéticos do vídeo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18825_TB4300_07112023192141.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA DOS SANTOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "cceccella@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97873 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4300 "inscrito_id" => 18825 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE O CAMPO DA ESPECTATORIALIDADE, LEITURAS FÍLMICAS E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM" "resumo" => "O uso do audiovisual na área de ensino da saúde, é um recurso amplamente utilizado, que por vezes, flutuam dúvidas sobre a efetividade no interior do processo ensino-aprendizagem. É possível reconhecer a existência de lacunas de conhecimento, sobretudo, no que tange aos significados produzidos pelos alunos, ao terem contato com uma obra audiovisual. É a existência desses significados, heterogêneos entre os alunos, que tornam o processo de leitura fílmica variável, impactando no processo ensino-aprendizagem, quanto às expectativas discentes e docentes do uso do audiovisual. O campo teórico da espectatorialidade contribui para esse tipo de estudo ao valorizar as formas como o espectador, mais ativo e crítico, molda o seu encontro com o discurso do texto audiovisual, considerando para análise a sua forma de experimentar o mundo. O estudo objetiva analisar as leituras fílmicas de alunos técnicos em Enfermagem, sob a ótica do campo da espectatorialidade, compreendendo a importância para o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa, consiste em um estudo de recepção, organizado em três momentos: (1) envio do vídeo “A Liga – Esquizofrenia e Bipolaridade”; (2) auto preenchimento de questionário sobre as leituras fílmicas, para caracterizar as dimensões de leitura, de acordo com o Modelo Multidimensional de Schrøder (3) entrevista em profundidade para identificar dados sobre a experiência espectatorial, que estão ativos e mobilizados no momento da leitura dos audiovisuais. A partir da análise dos dados é possível caracterizar as dimensões de leituras, como imersas, convergentes e de aceitação com a mensagem fílmica, como também distanciado da construção da narrativa fílmica, pela presença do conhecimento prévio do aluno desenvolvido na disciplina Saúde Mental, tornando-o mais crítico. A entrevista evidencia elementos da experiência espectatorial do aluno, que por si só participam da produção de sentidos, como questões familiares, princípios comportamentais, pré-existência de sofrimentos, sentimentos, hábitos, conhecimento técnico e aspectos estéticos do vídeo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18825_TB4300_07112023192141.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA DOS SANTOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "cceccella@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }