CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SUBPROJETO DE QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97818 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4227 "inscrito_id" => 18755 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SUBPROJETO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de trazer um relato de experiência vivenciada em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências no Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de Química da UNIVASF, destacando as contribuições desta ação para a construção da identidade docente dos residentes. Parte das ações do subprojeto ocorreu em uma Escola Municipal, pertencente à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Raimundo Nonato – PI. A disciplina de Ciências no 9° ano do Ensino Fundamental II estabelece relações com a biologia, física e química. O planejamento das aulas nesta disciplina é realizado por meio de sequências didáticas elaboradas pelo Coordenador Técnico de Ciências da SEMED e repassadas a cada 15 dias para os professores da disciplina, com discussões entre residentes, preceptor e coordenador, visando aprimorar o planejamento. De fevereiro a abril de 2023 foram aplicadas cinco propostas didáticas envolvendo as seguintes temáticas: (1) Ciclo hidrológico; (2) Transformações químicas e estrutura da matéria; (3) Transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram a comunicação humana; (4) Avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica; (5) Genética e fatores hereditários. As propostas foram trabalhadas em duas turmas (9B e 9C), cada uma com 29 e 26 alunos, respectivamente. As ações oportunizaram aos residentes compreenderem como elaborar uma sequência didática, propondo novas ideias e adquirindo autonomia para o desenvolvimento das aulas numa perspectiva construtivista. Além disso, sob a orientação do preceptor e supervisor, foi possível obter feedbacks importantes que ajudaram a compreender aspectos da prática docente, tais como: ter controle da turma e postura em sala, saber trabalhar a linguagem do conteúdo, saber utilizar os recursos e estratégias propostas pelo planejamento e saber avaliar. As ações vivenciadas oportunizaram reflexões proveitosas, que contribuíram para vivenciar as primeiras experiências profissionais construtoras da identidade profissional docente dos residentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18755_TB4227_04102023225530.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYANE SOARES XAVIER" "autor_nome_curto" => "LAYANE SOARES" "autor_email" => "layanexavier84@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97818 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4227 "inscrito_id" => 18755 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SUBPROJETO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de trazer um relato de experiência vivenciada em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências no Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de Química da UNIVASF, destacando as contribuições desta ação para a construção da identidade docente dos residentes. Parte das ações do subprojeto ocorreu em uma Escola Municipal, pertencente à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Raimundo Nonato – PI. A disciplina de Ciências no 9° ano do Ensino Fundamental II estabelece relações com a biologia, física e química. O planejamento das aulas nesta disciplina é realizado por meio de sequências didáticas elaboradas pelo Coordenador Técnico de Ciências da SEMED e repassadas a cada 15 dias para os professores da disciplina, com discussões entre residentes, preceptor e coordenador, visando aprimorar o planejamento. De fevereiro a abril de 2023 foram aplicadas cinco propostas didáticas envolvendo as seguintes temáticas: (1) Ciclo hidrológico; (2) Transformações químicas e estrutura da matéria; (3) Transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram a comunicação humana; (4) Avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica; (5) Genética e fatores hereditários. As propostas foram trabalhadas em duas turmas (9B e 9C), cada uma com 29 e 26 alunos, respectivamente. As ações oportunizaram aos residentes compreenderem como elaborar uma sequência didática, propondo novas ideias e adquirindo autonomia para o desenvolvimento das aulas numa perspectiva construtivista. Além disso, sob a orientação do preceptor e supervisor, foi possível obter feedbacks importantes que ajudaram a compreender aspectos da prática docente, tais como: ter controle da turma e postura em sala, saber trabalhar a linguagem do conteúdo, saber utilizar os recursos e estratégias propostas pelo planejamento e saber avaliar. As ações vivenciadas oportunizaram reflexões proveitosas, que contribuíram para vivenciar as primeiras experiências profissionais construtoras da identidade profissional docente dos residentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18755_TB4227_04102023225530.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYANE SOARES XAVIER" "autor_nome_curto" => "LAYANE SOARES" "autor_email" => "layanexavier84@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }