ABORDAGEM GEOGRÁFICA E CULTURAL NO POEMA “MASCULINA” DE CHICO SALLES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97227 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3414 "inscrito_id" => 6305 "titulo" => "ABORDAGEM GEOGRÁFICA E CULTURAL NO POEMA “MASCULINA” DE CHICO SALLES" "resumo" => "A identidade se forja por meio da conexão emocional e do sentimento de pertencimento a um grupo ou local específico, passiva de ser representada por diversos símbolos e elementos que remetem ao lugar de origem. O poema “Masculina”, do autor paraibano sertanejo Chico Salles, traz uma abordagem geográfica e cultural, imprimindo sua perspectiva pessoal e intimista sobre a região. Dessa maneira, objetivamos nesse artigo fazer reflexões acerca do olhar geopolítico do cordelista para o Estado da Paraíba, discutindo sua relação com as questões culturais entrelaçadas aos versos do poema. Temas como identidade e pertencimento podem ser listados ao longo da obra do autor. Somado às pontuações teóricas, este trabalhou também buscou, por meio de atividades interdisciplinares, verificar como a literatura de cordel pode contribuir para os estudos da disciplina de Geografia e Literatura no Ensino Médio, bem como, incentivar a valorização dos aspectos locais e regionais que contribuem para a formação da identidade cultural nordestina e do sentimento de pertencimento. Para embasar o corpo teórico do artigo, buscamos dialogar com autores como Andrade (1975), Baptista (2017), Cascudo (2006), Leonardeli (2009), Rodriguez (2018), entre outros. Outrossim, à luz desses teóricos, esta pesquisa também analisou o engajamento dos discentes participantes, enquanto indivíduos diretamente conectados com a temática levantada na literatura de cordel, dentro do contexto geopolítico e social em que estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6305_TB3414_15112023184043.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO REYNALDO MARTINS GABRIEL" "autor_nome_curto" => "REYNALDO MARTIN" "autor_email" => "reygabriel2007@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE ESTÁCIO DA PARAÍBA (ESTÁCIO PARAÍBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97227 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3414 "inscrito_id" => 6305 "titulo" => "ABORDAGEM GEOGRÁFICA E CULTURAL NO POEMA “MASCULINA” DE CHICO SALLES" "resumo" => "A identidade se forja por meio da conexão emocional e do sentimento de pertencimento a um grupo ou local específico, passiva de ser representada por diversos símbolos e elementos que remetem ao lugar de origem. O poema “Masculina”, do autor paraibano sertanejo Chico Salles, traz uma abordagem geográfica e cultural, imprimindo sua perspectiva pessoal e intimista sobre a região. Dessa maneira, objetivamos nesse artigo fazer reflexões acerca do olhar geopolítico do cordelista para o Estado da Paraíba, discutindo sua relação com as questões culturais entrelaçadas aos versos do poema. Temas como identidade e pertencimento podem ser listados ao longo da obra do autor. Somado às pontuações teóricas, este trabalhou também buscou, por meio de atividades interdisciplinares, verificar como a literatura de cordel pode contribuir para os estudos da disciplina de Geografia e Literatura no Ensino Médio, bem como, incentivar a valorização dos aspectos locais e regionais que contribuem para a formação da identidade cultural nordestina e do sentimento de pertencimento. Para embasar o corpo teórico do artigo, buscamos dialogar com autores como Andrade (1975), Baptista (2017), Cascudo (2006), Leonardeli (2009), Rodriguez (2018), entre outros. Outrossim, à luz desses teóricos, esta pesquisa também analisou o engajamento dos discentes participantes, enquanto indivíduos diretamente conectados com a temática levantada na literatura de cordel, dentro do contexto geopolítico e social em que estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6305_TB3414_15112023184043.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO REYNALDO MARTINS GABRIEL" "autor_nome_curto" => "REYNALDO MARTIN" "autor_email" => "reygabriel2007@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE ESTÁCIO DA PARAÍBA (ESTÁCIO PARAÍBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }