EXPOSIÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA FORTALECIMENTO DA CIDADANIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97563 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3876 "inscrito_id" => 17929 "titulo" => "EXPOSIÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA FORTALECIMENTO DA CIDADANIA" "resumo" => "O trabalho apresenta as etapas e os resultados da “Exposição Interativa Ser Junco”, ocorrida na Escola Estadual Miguel Lidiano, em Picos, Piauí, como ação desenvolvida pelo Programa de Extensão “Ser Cidade: subjetividades, coletividade e educação nas relações com as cidades” da Universidade Federal do Piauí em parceria com o Laboratório de estudos das relações humano-ambientais da Universidade de Fortaleza. O objetivo foi compartilhar com a população os resultados do mapeamento psicossocial e ambiental realizado com foco nas vivências e análise das relações entre os moradores do Junco e as ferramentas que utilizam para fortalecer a cidadania no contexto socioeconômico e político do bairro. Nos interessa enfatizar o caráter identitário que faz da cidade um espaço educativo, com histórias e memórias, com relações sociais e dinâmicas que moldam estilos de vida e valores, capazes de produzir a identidade de cada lugar do bairro. Como método utilizamos o mapeamento psicossocial e ambiental do Junco para levantar informações sobre o lugar. Foram realizadas várias visitas da equipe ao bairro, dialogando com pessoas do lugar, que contribuíram para a coleta de dados sobre aspectos históricos, afetivos e estruturais do bairro. Os resultados foram expostos em três espaços físicos denominados: Espaço da Memória, Espaço dos Afetos e Espaços e Lugares. A exposição recebeu visitas dos estudantes da escola e da universidade, de moradores, além de pessoas e docentes interessados na história do Junco. Com base no envolvimento das pessoas que interagiram nos espaços da exposição compreendemos que o olhar da comunidade sobre si mesma é essencial para qualquer ação nas cidades. Acreditamos que valorizar diferentes campos do conhecimento com estratégias didático-pedagógicas específicas é fazer o resgate da memória do lugar e a valorização das pessoas como principais agentes de mudança e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17929_TB3876_14112023071312.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORLANDO LOURENÇO SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ORLANDO.L" "autor_email" => "orlandolourenco@ufpi.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97563 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3876 "inscrito_id" => 17929 "titulo" => "EXPOSIÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA FORTALECIMENTO DA CIDADANIA" "resumo" => "O trabalho apresenta as etapas e os resultados da “Exposição Interativa Ser Junco”, ocorrida na Escola Estadual Miguel Lidiano, em Picos, Piauí, como ação desenvolvida pelo Programa de Extensão “Ser Cidade: subjetividades, coletividade e educação nas relações com as cidades” da Universidade Federal do Piauí em parceria com o Laboratório de estudos das relações humano-ambientais da Universidade de Fortaleza. O objetivo foi compartilhar com a população os resultados do mapeamento psicossocial e ambiental realizado com foco nas vivências e análise das relações entre os moradores do Junco e as ferramentas que utilizam para fortalecer a cidadania no contexto socioeconômico e político do bairro. Nos interessa enfatizar o caráter identitário que faz da cidade um espaço educativo, com histórias e memórias, com relações sociais e dinâmicas que moldam estilos de vida e valores, capazes de produzir a identidade de cada lugar do bairro. Como método utilizamos o mapeamento psicossocial e ambiental do Junco para levantar informações sobre o lugar. Foram realizadas várias visitas da equipe ao bairro, dialogando com pessoas do lugar, que contribuíram para a coleta de dados sobre aspectos históricos, afetivos e estruturais do bairro. Os resultados foram expostos em três espaços físicos denominados: Espaço da Memória, Espaço dos Afetos e Espaços e Lugares. A exposição recebeu visitas dos estudantes da escola e da universidade, de moradores, além de pessoas e docentes interessados na história do Junco. Com base no envolvimento das pessoas que interagiram nos espaços da exposição compreendemos que o olhar da comunidade sobre si mesma é essencial para qualquer ação nas cidades. Acreditamos que valorizar diferentes campos do conhecimento com estratégias didático-pedagógicas específicas é fazer o resgate da memória do lugar e a valorização das pessoas como principais agentes de mudança e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17929_TB3876_14112023071312.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORLANDO LOURENÇO SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ORLANDO.L" "autor_email" => "orlandolourenco@ufpi.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }