SÁ, Adriano De Sousa. A procura da equidade: construindo uma cidade educadora. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96502>. Acesso em: 22/11/2024 18:18
O presente trabalho traz uma experiência real, na qual foi analisado o problema da iniquidade na educação da Rede Municipal de Arantina, em Minas Gerais. As avaliações externas, aplicadas pelo Governo Federal, revelaram índices preocupantes quanto a aprendizagem dos estudantes negros. Os grupos compostos por esses alunos chegam ao final do Ensino Fundamental I com o índice de 0% de aprendizagem adequada em matemática. Já no Fundamental II o índice atinge 0% tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática. Na tentativa de solucionar esse gargalo, a Secretaria Municipal de Educação, analisou as possíveis causas do problema e o cenário em que se encontrava, respectivamente. A partir disso, tendo como base as obras de Paulo Freire, John Dewey e a Carta das Cidades Educadoras, foi criado o programa Arantina Cidade Educadora. A ideia é, por meio da formação integral do cidadão, alcançar a equidade no ensino. Para isso, são envolvidos no processo educativo os agentes comunitários, organizações da sociedade civil e as secretarias que compõem o poder executivo. O projeto trabalha com a perspectiva de Escola Integrada, ou seja, as atividades escolares passam a ser desenvolvidas em outros espaços da comunidade, para além das paredes da instituição, o que permite trabalhar de maneira conjunta com a comunidade, trazer significado para o ensino, ampliar o tempo com os estudantes e prestar maior auxílio aqueles que fazem parte de grupos de maior vulnerabilidade social. O objetivo dessa obra é apresentar como a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação elaborou essa política pública e analisar se a mesma apresenta potencial de eficiência para solução do problema de iniquidade no ensino.