HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: O USO DO LÚDICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97917 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4356 "inscrito_id" => 1334 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: O USO DO LÚDICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "resumo" => "Este artigo propõe uma abordagem inovadora para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras por meio do uso de histórias em quadrinhos. Ao inserir o uso das histórias em quadrinho o professor de língua estrangeira tem o escopo de explorar o potencial do uso do gênero textual como ferramenta pedagógica para engajar os alunos e facilitar a assimilação de conteúdos linguísticos. Assim, o uso do lúdico tem se mostrado eficaz na promoção de um ambiente educacional motivador e engajador, favorecendo a aquisição de habilidades linguísticas de forma prazerosa. Nesse contexto, através de uma revisão teórica, objetivamos nesse escrito identificar as bases conceituais que sustentam essa metodologia, destacando o papel das histórias em quadrinhos como instrumento facilitador da comunicação e do desenvolvimento das habilidades linguística, assim como recurso didático. Além disso, apresentamos uma proposta de metodologia que integra atividades de criação e produção de quadrinhos no contexto de sala de aula, envolvendo os alunos de forma ativa e criativa. A discussão envolve considerações sobre o potencial das histórias em quadrinhos no desenvolvimento de habilidades comunicativas, compreensão textual e vocabulário, bem como a promoção de um ambiente colaborativo de aprendizagem. Trata-se de uma revisão bibliográfica exploratória (GIL, 2002), pela qual destacamos a relevância do uso do lúdico no ensino de línguas estrangeiras e os benefícios da utilização das histórias em quadrinhos, a partir do entendimento que a utilização dessa abordagem resulte em melhores resultados no aprendizado de línguas estrangeiras, promovendo a motivação e o interesse dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1334_TB4356_18062023083216.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOACILEIDE BEZERRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOACILEIDE" "autor_email" => "joacileide2009@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97917 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4356 "inscrito_id" => 1334 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: O USO DO LÚDICO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "resumo" => "Este artigo propõe uma abordagem inovadora para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras por meio do uso de histórias em quadrinhos. Ao inserir o uso das histórias em quadrinho o professor de língua estrangeira tem o escopo de explorar o potencial do uso do gênero textual como ferramenta pedagógica para engajar os alunos e facilitar a assimilação de conteúdos linguísticos. Assim, o uso do lúdico tem se mostrado eficaz na promoção de um ambiente educacional motivador e engajador, favorecendo a aquisição de habilidades linguísticas de forma prazerosa. Nesse contexto, através de uma revisão teórica, objetivamos nesse escrito identificar as bases conceituais que sustentam essa metodologia, destacando o papel das histórias em quadrinhos como instrumento facilitador da comunicação e do desenvolvimento das habilidades linguística, assim como recurso didático. Além disso, apresentamos uma proposta de metodologia que integra atividades de criação e produção de quadrinhos no contexto de sala de aula, envolvendo os alunos de forma ativa e criativa. A discussão envolve considerações sobre o potencial das histórias em quadrinhos no desenvolvimento de habilidades comunicativas, compreensão textual e vocabulário, bem como a promoção de um ambiente colaborativo de aprendizagem. Trata-se de uma revisão bibliográfica exploratória (GIL, 2002), pela qual destacamos a relevância do uso do lúdico no ensino de línguas estrangeiras e os benefícios da utilização das histórias em quadrinhos, a partir do entendimento que a utilização dessa abordagem resulte em melhores resultados no aprendizado de línguas estrangeiras, promovendo a motivação e o interesse dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1334_TB4356_18062023083216.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOACILEIDE BEZERRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOACILEIDE" "autor_email" => "joacileide2009@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }