Este artigo descreve um projeto desenvolvido no componente curricular Softwares Matemáticos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, CAMPUS X. Durante o semestre 2022.1 foi proposto a criação de um conto matemático para o ensino de frações e porcentagem com uso de softwares matemáticos como recurso auxiliador de ensino. A prerrogativa para o desenvolvimento do projeto foi que os estudantes escolhessem softwares que pudessem contribuir com a aprendizagem da matemática tornando-a visual, atrativa e divertida. Os principais autores que contribuíram na composição do referencial teórico foram: De Oliveira e Cunha (2020), que abordam sobre a tecnologia no ensino da Matemática; Bona (2009), Sousa e Bello (2018) que retratam sobre a importância dos softwares educativos na construção do conhecimento. A metodologia adotada para formulação dos materiais necessários para a execução dos projetos se dividiu em três momentos: o primeiro momento se deu com a seleção do conteúdo a ser trabalhado e também na elaboração do plano de aula, definindo qual seria o público-alvo e quais os softwares que seriam trabalhados no conto; no segundo momento foi definido qual seria o personagem principal e o contexto histórico que iria articular os diálogos matemáticos dentro do conto, sendo assim cada grupo ficou responsável por criar uma história e posteriormente realizar a ilustração do conto utilizando programas visuais como o Canva; no terceiro momento houve o compartilhamento e socialização dos contos matemáticos já ilustrados, sendo um momento interativo para sugestões e contribuições. Ao final do projeto foi possível entender que a aplicação dos softwares no ensino de matemática contribui de forma significativa na estimulação do raciocínio lógico, além disso, estas ferramentas permitem aos estudantes novos significados às tarefas de ensino e ao docente a oportunidade para planejar, de forma inovadora, as atividades que atendem aos objetivos de ensino.