O USO DE CONTOS E SOFTWARES MATEMÁTICOS NA FORMULAÇÃO DE UMA ABORDAGEM VISUAL E INTERATIVA NO ENSINO DE FRAÇÕES E PORCENTAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99992 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7039 "inscrito_id" => 1132 "titulo" => "O USO DE CONTOS E SOFTWARES MATEMÁTICOS NA FORMULAÇÃO DE UMA ABORDAGEM VISUAL E INTERATIVA NO ENSINO DE FRAÇÕES E PORCENTAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este artigo descreve um projeto desenvolvido no componente curricular Softwares Matemáticos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, CAMPUS X. Durante o semestre 2022.1 foi proposto a criação de um conto matemático para o ensino de frações e porcentagem com uso de softwares matemáticos como recurso auxiliador de ensino. A prerrogativa para o desenvolvimento do projeto foi que os estudantes escolhessem softwares que pudessem contribuir com a aprendizagem da matemática tornando-a visual, atrativa e divertida. Os principais autores que contribuíram na composição do referencial teórico foram: De Oliveira e Cunha (2020), que abordam sobre a tecnologia no ensino da Matemática; Bona (2009), Sousa e Bello (2018) que retratam sobre a importância dos softwares educativos na construção do conhecimento. A metodologia adotada para formulação dos materiais necessários para a execução dos projetos se dividiu em três momentos: o primeiro momento se deu com a seleção do conteúdo a ser trabalhado e também na elaboração do plano de aula, definindo qual seria o público-alvo e quais os softwares que seriam trabalhados no conto; no segundo momento foi definido qual seria o personagem principal e o contexto histórico que iria articular os diálogos matemáticos dentro do conto, sendo assim cada grupo ficou responsável por criar uma história e posteriormente realizar a ilustração do conto utilizando programas visuais como o Canva; no terceiro momento houve o compartilhamento e socialização dos contos matemáticos já ilustrados, sendo um momento interativo para sugestões e contribuições. Ao final do projeto foi possível entender que a aplicação dos softwares no ensino de matemática contribui de forma significativa na estimulação do raciocínio lógico, além disso, estas ferramentas permitem aos estudantes novos significados às tarefas de ensino e ao docente a oportunidade para planejar, de forma inovadora, as atividades que atendem aos objetivos de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1132_TB7039_10122023175809.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HÁVILA SAID SILVA EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "HÁVILA" "autor_email" => "saidhavila@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO D" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99992 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7039 "inscrito_id" => 1132 "titulo" => "O USO DE CONTOS E SOFTWARES MATEMÁTICOS NA FORMULAÇÃO DE UMA ABORDAGEM VISUAL E INTERATIVA NO ENSINO DE FRAÇÕES E PORCENTAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este artigo descreve um projeto desenvolvido no componente curricular Softwares Matemáticos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, CAMPUS X. Durante o semestre 2022.1 foi proposto a criação de um conto matemático para o ensino de frações e porcentagem com uso de softwares matemáticos como recurso auxiliador de ensino. A prerrogativa para o desenvolvimento do projeto foi que os estudantes escolhessem softwares que pudessem contribuir com a aprendizagem da matemática tornando-a visual, atrativa e divertida. Os principais autores que contribuíram na composição do referencial teórico foram: De Oliveira e Cunha (2020), que abordam sobre a tecnologia no ensino da Matemática; Bona (2009), Sousa e Bello (2018) que retratam sobre a importância dos softwares educativos na construção do conhecimento. A metodologia adotada para formulação dos materiais necessários para a execução dos projetos se dividiu em três momentos: o primeiro momento se deu com a seleção do conteúdo a ser trabalhado e também na elaboração do plano de aula, definindo qual seria o público-alvo e quais os softwares que seriam trabalhados no conto; no segundo momento foi definido qual seria o personagem principal e o contexto histórico que iria articular os diálogos matemáticos dentro do conto, sendo assim cada grupo ficou responsável por criar uma história e posteriormente realizar a ilustração do conto utilizando programas visuais como o Canva; no terceiro momento houve o compartilhamento e socialização dos contos matemáticos já ilustrados, sendo um momento interativo para sugestões e contribuições. Ao final do projeto foi possível entender que a aplicação dos softwares no ensino de matemática contribui de forma significativa na estimulação do raciocínio lógico, além disso, estas ferramentas permitem aos estudantes novos significados às tarefas de ensino e ao docente a oportunidade para planejar, de forma inovadora, as atividades que atendem aos objetivos de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1132_TB7039_10122023175809.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HÁVILA SAID SILVA EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "HÁVILA" "autor_email" => "saidhavila@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO D" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }