ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA PENSAR O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97569 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3883 "inscrito_id" => 17579 "titulo" => "ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA PENSAR O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "A Educação Infantil, vem superando o seu carácter assistencialista, ao longo do tempo, e se firmando como parte do processo pedagógico das instituições de Educação Básico. No entanto, ainda há muito o que avançar nas discussões e estudo sobre o tema. Em vista disso, este estudo visa investigar uma proposta de possibilidades didáticas perante acontecimentos na rotina da Educação Infantil, assim como caminhar rumo ao desenvolvimento da práxis educativa que assume o ensino desenvolvente como instrumento de trabalho educativo nas condições atuais da Educação Infantil. Esse caminho tem como principal reflexão a busca pela compreensão do papel e da importância que a Educação Infantil no processo de formação da criança, a partir das contribuições da teoria histórico-crítica como apoio teórico e metodológico para afirmar a finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança da Educação Infantil como versa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Para tanto, a partir dos fundamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, da Psicologia Histórico-Cultural, defende-se a função social da escola e do professor de Educação Infantil, bem como proposições didáticas para buscam o pleno desenvolvimento da criança, a fim de propor sentido e significado para o aprender o estabelecido e propor novas expressões educacionais. Os resultados encontrados apontam práticas que respeitam as características dessa etapa, bem como, a criança como sujeito ativo, capaz e de direitos, tomando notória a importância e o real papel das escolas de Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17579_TB3883_19112023123221.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍNTIA PEREIRA REZENDE" "autor_nome_curto" => "Cíntia Rezende" "autor_email" => "cintiarezende@alunos.utfp" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97569 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3883 "inscrito_id" => 17579 "titulo" => "ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA PENSAR O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "A Educação Infantil, vem superando o seu carácter assistencialista, ao longo do tempo, e se firmando como parte do processo pedagógico das instituições de Educação Básico. No entanto, ainda há muito o que avançar nas discussões e estudo sobre o tema. Em vista disso, este estudo visa investigar uma proposta de possibilidades didáticas perante acontecimentos na rotina da Educação Infantil, assim como caminhar rumo ao desenvolvimento da práxis educativa que assume o ensino desenvolvente como instrumento de trabalho educativo nas condições atuais da Educação Infantil. Esse caminho tem como principal reflexão a busca pela compreensão do papel e da importância que a Educação Infantil no processo de formação da criança, a partir das contribuições da teoria histórico-crítica como apoio teórico e metodológico para afirmar a finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança da Educação Infantil como versa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Para tanto, a partir dos fundamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, da Psicologia Histórico-Cultural, defende-se a função social da escola e do professor de Educação Infantil, bem como proposições didáticas para buscam o pleno desenvolvimento da criança, a fim de propor sentido e significado para o aprender o estabelecido e propor novas expressões educacionais. Os resultados encontrados apontam práticas que respeitam as características dessa etapa, bem como, a criança como sujeito ativo, capaz e de direitos, tomando notória a importância e o real papel das escolas de Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17579_TB3883_19112023123221.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍNTIA PEREIRA REZENDE" "autor_nome_curto" => "Cíntia Rezende" "autor_email" => "cintiarezende@alunos.utfp" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }