LINGUAGEM E LUDICIDADE: METODOLOGIAS QUE POTENCIALIZAM O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA PRIMEIRA INFÂNCIA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100047 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7111 "inscrito_id" => 15103 "titulo" => "LINGUAGEM E LUDICIDADE: METODOLOGIAS QUE POTENCIALIZAM O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA PRIMEIRA INFÂNCIA." "resumo" => "O homem é um ser social, cultural e histórico, logo, necessita de interação e comunicação para conviver em sociedade. E, dentre as formas existentes de comunicação está a linguagem escrita com a qual o sujeito possui contato desde a primeira infância, pois a criança está inserida em um mundo em que a escrita permeia diversos contextos. Nesse sentido, é pertinente o trabalho da escrita de modo que a criança seja inserida no mundo letrado com vistas à valorização e à ampliação dos seus saberes e com metodologias que utilizem a ludicidade, já que a aprendizagem com diversão contribui para a formação integral da criança, pois através do lúdico as crianças se socializam, interagem e favorecem a ampliação cognitiva, afetiva e social. Partindo deste pressuposto, este estudo busca evidenciar a relevância do uso de metodologias que valorizam a ludicidade no desenvolvimento da escrita desde a primeira infância. Dessa forma, se discutirá acerca das propostas de atividades que trabalham a escrita bem como seus pontos positivos ou negativos, refletindo em aspectos que podem ser aprimorados em futuras práticas de ensino. Assim, para a realização deste estudo utilizou-se a revisão bibliográfica e documental de textos que abordam sobre a temática em questão. Constata-se que utilizar metodologias lúdicas para se trabalhar o desenvolvimento da escrita desde a primeira infância é aproveitar a motivação natural do brincar própria das crianças para tornar a aprendizagem mais atraente. Entretanto, ainda há diversos entraves que impedem a utilização da ludicidade como um fator facilitador para a aprendizagem e desenvolvimento da escrita na primeira infância." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID15103_TB7111_20062023221537.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA HELENA BARBOSA BRASIL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "luizabbrasil@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100047 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7111 "inscrito_id" => 15103 "titulo" => "LINGUAGEM E LUDICIDADE: METODOLOGIAS QUE POTENCIALIZAM O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA PRIMEIRA INFÂNCIA." "resumo" => "O homem é um ser social, cultural e histórico, logo, necessita de interação e comunicação para conviver em sociedade. E, dentre as formas existentes de comunicação está a linguagem escrita com a qual o sujeito possui contato desde a primeira infância, pois a criança está inserida em um mundo em que a escrita permeia diversos contextos. Nesse sentido, é pertinente o trabalho da escrita de modo que a criança seja inserida no mundo letrado com vistas à valorização e à ampliação dos seus saberes e com metodologias que utilizem a ludicidade, já que a aprendizagem com diversão contribui para a formação integral da criança, pois através do lúdico as crianças se socializam, interagem e favorecem a ampliação cognitiva, afetiva e social. Partindo deste pressuposto, este estudo busca evidenciar a relevância do uso de metodologias que valorizam a ludicidade no desenvolvimento da escrita desde a primeira infância. Dessa forma, se discutirá acerca das propostas de atividades que trabalham a escrita bem como seus pontos positivos ou negativos, refletindo em aspectos que podem ser aprimorados em futuras práticas de ensino. Assim, para a realização deste estudo utilizou-se a revisão bibliográfica e documental de textos que abordam sobre a temática em questão. Constata-se que utilizar metodologias lúdicas para se trabalhar o desenvolvimento da escrita desde a primeira infância é aproveitar a motivação natural do brincar própria das crianças para tornar a aprendizagem mais atraente. Entretanto, ainda há diversos entraves que impedem a utilização da ludicidade como um fator facilitador para a aprendizagem e desenvolvimento da escrita na primeira infância." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID15103_TB7111_20062023221537.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA HELENA BARBOSA BRASIL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "luizabbrasil@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }