SAÚDE MENTAL NA GRADUAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98517 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5114 "inscrito_id" => 20507 "titulo" => "SAÚDE MENTAL NA GRADUAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo investigar o estresse acadêmico e o burnout em estudantes universitários dos cursos de engenharia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), discutindo seu predomínio, fatores de risco e estratégias de manejo e prevenção. O estresse acadêmico é uma realidade comum entre os estudantes universitários devido à pressão por um desempenho acadêmico excelente, à carga de trabalho intensa e à competição exacerbada. O burnout, vem como um estado de exaustão física, emocional e mental. A pesquisa utiliza uma abordagem direta, coletando dados de estudantes de engenharia através de questionário direcionado a avaliar o nível de estresse acadêmico e a presença de sintomas de burnout. Foi investigado também o que motivou esse estado, como falta de apoio social, sobrecarga de demandas ou altas expectativas de desempenho. Outro quesito levantado diz respeito ao uso de remédios após o ingresso na graduação. Os resultados revelam uma alta incidência de estresse acadêmico e burnout entre os estudantes, gerando impactos negativos na vida pessoal e acadêmica. Além disso, entre dez alunos, metade passaram a fazer uso de medicamentos para algum transtorno. Dessa maneira, identificou-se a importância de lidar com a sobrecarga acadêmica e suas causas. Assim, se torna necessário discutir estratégias para lidar com o estresse e prevenção do burnout, dando ênfase a promoção do autocuidado, acesso a recursos de suporte emocional e implementação de programas de bem-estar estudantil. É possível promover a saúde mental e o bem-estar dos estudantes, de modo a construir um ambiente acadêmico mais saudável e produtivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20507_TB5114_20062023204313.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALIA VIEIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "THALIA VIEIRA R" "autor_email" => "thaliavr00@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98517 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5114 "inscrito_id" => 20507 "titulo" => "SAÚDE MENTAL NA GRADUAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo investigar o estresse acadêmico e o burnout em estudantes universitários dos cursos de engenharia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), discutindo seu predomínio, fatores de risco e estratégias de manejo e prevenção. O estresse acadêmico é uma realidade comum entre os estudantes universitários devido à pressão por um desempenho acadêmico excelente, à carga de trabalho intensa e à competição exacerbada. O burnout, vem como um estado de exaustão física, emocional e mental. A pesquisa utiliza uma abordagem direta, coletando dados de estudantes de engenharia através de questionário direcionado a avaliar o nível de estresse acadêmico e a presença de sintomas de burnout. Foi investigado também o que motivou esse estado, como falta de apoio social, sobrecarga de demandas ou altas expectativas de desempenho. Outro quesito levantado diz respeito ao uso de remédios após o ingresso na graduação. Os resultados revelam uma alta incidência de estresse acadêmico e burnout entre os estudantes, gerando impactos negativos na vida pessoal e acadêmica. Além disso, entre dez alunos, metade passaram a fazer uso de medicamentos para algum transtorno. Dessa maneira, identificou-se a importância de lidar com a sobrecarga acadêmica e suas causas. Assim, se torna necessário discutir estratégias para lidar com o estresse e prevenção do burnout, dando ênfase a promoção do autocuidado, acesso a recursos de suporte emocional e implementação de programas de bem-estar estudantil. É possível promover a saúde mental e o bem-estar dos estudantes, de modo a construir um ambiente acadêmico mais saudável e produtivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20507_TB5114_20062023204313.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALIA VIEIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "THALIA VIEIRA R" "autor_email" => "thaliavr00@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }