Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INICIAÇÃO À PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ALAGOAS: IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA PROFESSOR MENTOR, MEU PROJETO DE VIDA NUMA ESCOLA DE UNIÃO DOS PALMARES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Trata-se de uma pesquisa-ação sobre a implementação do Professor Mentor, Meu Projeto de Vida (edição 2023), programa idealizado pós-pandemia de Covid-19 pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, com o propósito de ofertar bolsas de iniciação à pesquisa destinadas a professores e estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica para atuarem com projetos de pesquisa que possibilitem a melhoria do processo de ensino e aprendizagem com norte para o aperfeiçoamento do projeto de vida dos estudantes e a recomposição e apoio à aprendizagem contínua com ênfase em leitura e resolução de problemas. A investigação teve como referencial teórico-metodológico os pensadores sobre inovação em educação: Jean Piaget, Paulo Freire e Seymour Papert. Trata-se de uma pesquisa aplicada realizada sob o método estruturalista, abordagem mista, que objetivou explorar as dificuldades que permeiam o processo ensino e aprendizagem, impactando no desempenho escolar dos estudantes, na permanência na escola e, consequentemente, na conclusão da série em curso. Os principais resultados foram: 1) Estruturação do programa na escola por meio da alocação dos bolsistas: 02 coordenadores mentores, 15 professores mentores e 15 estudantes monitores para atuar em 15 turmas (05 por turno) de 1ª a 4ª séries do ensino médio (jornada parcial), contemplando mais de 600 estudantes mentorados; 2) Reagrupamento dos estudantes em três grupos/categorias de domínio de habilidades para a série em curso: baixo domínio (vermelho), domínio básico (amarelo) e bom domínio (verde); 3) Acompanhamento e registro da frequência dos estudantes mentorados para o recebimento da bolsa permanência - Cartão Escola 10; 4) Utilização dos instrumentos de monitoramento dos estudantes (planilhas - ficha da turma, ficha de leitura, ficha de resolução de problemas e ficha do projeto de vida); 5) Planejamento coletivo partindo dos dados obtidos nos instrumentos de monitoramento.

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