INDÚSTRIA 4.0, MUNDO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: IMPACTOS NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DA CLASSE-QUE-VIVE-DO-TRABALHO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100077 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7149 "inscrito_id" => 4430 "titulo" => "INDÚSTRIA 4.0, MUNDO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: IMPACTOS NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DA CLASSE-QUE-VIVE-DO-TRABALHO" "resumo" => "O presente trabalho aborda resultados de pesquisa social desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa em Teoria Política, Sociedade e Educação – Geteps, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, cujo objetivo consistiu em identificar, à luz da perspectiva do materialismo histórico-dialético, interconexões entre o desenvolvimento da Indústria 4.0, o mundo do trabalho e o campo educacional no contexto da chamada Era Digital. O projeto Indústria 4.0 é parte constitutiva das transformações científicas e tecnológicas empreendidas pelo capitalismo global para a potencialização da capacidade produtiva e acumulativa do capital no contexto da Era Digital. Uma vez que existe uma forte tendência da produção mundial se tornar cada vez mais mediada pelos sistemas automatizados e robotizados, a consequência mais direta da expansão do projeto Indústria 4.0 será a diminuição dos postos de trabalho, em função da substituição do trabalho humano por tecnologias computacionais sofisticadas que operam pela lógica da Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), Internet of Services (IoS), dos robôs autônomos, do big data, da computação em nuvem, dentre outras tecnologias digitais que alicerçam a economia informacional do capitalismo global. Evidencia-se que as mudanças no mundo do trabalho empreendem consequências que afetam drasticamente as condições econômicas, a saúde, bem como impactam na concepção de formação e qualificação educacional da classe-que-vive-do-trabalho. No tocante aos aspectos procedimentais, a pesquisa se vale da análise de documentos empresariais, bem como da produção bibliográfica sobre a temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4430_TB7149_20062023222216.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATHIANNI CÂNDIDA AZEVEDO SILVA" "autor_nome_curto" => "TATHIANNI" "autor_email" => "tathianni.azevedo@alunos." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100077 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7149 "inscrito_id" => 4430 "titulo" => "INDÚSTRIA 4.0, MUNDO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: IMPACTOS NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DA CLASSE-QUE-VIVE-DO-TRABALHO" "resumo" => "O presente trabalho aborda resultados de pesquisa social desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa em Teoria Política, Sociedade e Educação – Geteps, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, cujo objetivo consistiu em identificar, à luz da perspectiva do materialismo histórico-dialético, interconexões entre o desenvolvimento da Indústria 4.0, o mundo do trabalho e o campo educacional no contexto da chamada Era Digital. O projeto Indústria 4.0 é parte constitutiva das transformações científicas e tecnológicas empreendidas pelo capitalismo global para a potencialização da capacidade produtiva e acumulativa do capital no contexto da Era Digital. Uma vez que existe uma forte tendência da produção mundial se tornar cada vez mais mediada pelos sistemas automatizados e robotizados, a consequência mais direta da expansão do projeto Indústria 4.0 será a diminuição dos postos de trabalho, em função da substituição do trabalho humano por tecnologias computacionais sofisticadas que operam pela lógica da Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), Internet of Services (IoS), dos robôs autônomos, do big data, da computação em nuvem, dentre outras tecnologias digitais que alicerçam a economia informacional do capitalismo global. Evidencia-se que as mudanças no mundo do trabalho empreendem consequências que afetam drasticamente as condições econômicas, a saúde, bem como impactam na concepção de formação e qualificação educacional da classe-que-vive-do-trabalho. No tocante aos aspectos procedimentais, a pesquisa se vale da análise de documentos empresariais, bem como da produção bibliográfica sobre a temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4430_TB7149_20062023222216.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATHIANNI CÂNDIDA AZEVEDO SILVA" "autor_nome_curto" => "TATHIANNI" "autor_email" => "tathianni.azevedo@alunos." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }