A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100101 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7191 "inscrito_id" => 18681 "titulo" => "A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa teórica que visou refletir sobre as diversas possibilidades de aplicação da fotografia como uma ferramenta para o ensino de matemática. O estudo foi iniciado com uma pesquisa bibliográfica intencionando a construção de um referencial teórico sobre a utilização de metodologias alternativas para o ensino de matemática e as relações que podem ser estabelecidas com o uso de fotografia. Dessa forma, como metodologia, foram adotadas as etapas e especificidades deste tipo de pesquisa, a partir de um minucioso levantamento sobre o tema abordado, especialmente, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Para além disso, com apoio do software GeoGebra foram analisadas imagens que poderiam ser utilizadas em sala de aula ou na sala de tecnologia para o ensino de conteúdos de matemática tanto no ensino fundamental como no ensino médio. Os resultados apontam para as potencialidades do uso da fotografia no ensino de matemática; para a articulação com as tendências de ensino, a saber modelagem matemática, resolução de problemas, tecnologias digitais entre outras e, por fim; para a interdisciplinaridade como sendo uma atitude que exige dos envolvidos no processo novas posturas frente a produção do conhecimento matemático. A análise realizada também nos permitiu identificar que a fotografia pode ser um instrumento no processo de ensino e aprendizagem de figuras planas, sólidos geométricos, paralelismo e perpendicularismo, simetria e funções elementares, entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18681_TB7191_04102023111539.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO" "autor_email" => "alessandro.ribeiro@ufms.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100101 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7191 "inscrito_id" => 18681 "titulo" => "A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa teórica que visou refletir sobre as diversas possibilidades de aplicação da fotografia como uma ferramenta para o ensino de matemática. O estudo foi iniciado com uma pesquisa bibliográfica intencionando a construção de um referencial teórico sobre a utilização de metodologias alternativas para o ensino de matemática e as relações que podem ser estabelecidas com o uso de fotografia. Dessa forma, como metodologia, foram adotadas as etapas e especificidades deste tipo de pesquisa, a partir de um minucioso levantamento sobre o tema abordado, especialmente, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Para além disso, com apoio do software GeoGebra foram analisadas imagens que poderiam ser utilizadas em sala de aula ou na sala de tecnologia para o ensino de conteúdos de matemática tanto no ensino fundamental como no ensino médio. Os resultados apontam para as potencialidades do uso da fotografia no ensino de matemática; para a articulação com as tendências de ensino, a saber modelagem matemática, resolução de problemas, tecnologias digitais entre outras e, por fim; para a interdisciplinaridade como sendo uma atitude que exige dos envolvidos no processo novas posturas frente a produção do conhecimento matemático. A análise realizada também nos permitiu identificar que a fotografia pode ser um instrumento no processo de ensino e aprendizagem de figuras planas, sólidos geométricos, paralelismo e perpendicularismo, simetria e funções elementares, entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18681_TB7191_04102023111539.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO" "autor_email" => "alessandro.ribeiro@ufms.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }