O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM RIO LARGO/AL: ELEMENTOS ESTRUTURAIS EM QUESTÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96159 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1979 "inscrito_id" => 5633 "titulo" => "O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM RIO LARGO/AL: ELEMENTOS ESTRUTURAIS EM QUESTÃO" "resumo" => "A construção coletiva da proposta pedagógica é preconizada no Art. 14 da LDB, nº 9.394/1996, como um dos princípios basilares para a implementação da gestão democrática no âmbito das escolas públicas. Entretanto, tal proposta tem sido encarada como sendo mais uma atribuição burocrática escolar. Diante disso, a rede de ensino de Rio Largo/AL desenvolveu um documento como um parâmetro a fim de subsidiar às escolas na elaboração/reelaboração de seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Nesse sentido, este trabalho consiste em um estudo bibliográfico pautado em autores que discutem o PPP, como Veiga (2005), Vasconcellos (2013) e Gandin (2002) considerando a sua relevância e seus elementos estruturais, uma vez que este estudo toma por objetivo a análise das experiências de elaboração/reelaboração das propostas pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares da rede pública municipal à luz do documento norteador elaborado pela Secretaria Municipal de Educação dessa cidade. Desse modo, apesar das escolas possuírem autonomia na elaboração de seus PPPs, a partir da experiência em questão, foi evidenciado a necessidade de diretrizes que norteiem às escolas nessa incumbência, tendo em vista que alguns elementos, consoante os autores que discutem essa temática, são indispensáveis na construção do projeto pedagógico, a saber: o marco situacional, conceitual e operacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5633_TB1979_04052023140758.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "Simone Costa" "autor_email" => "simonecostaufal@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96159 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1979 "inscrito_id" => 5633 "titulo" => "O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM RIO LARGO/AL: ELEMENTOS ESTRUTURAIS EM QUESTÃO" "resumo" => "A construção coletiva da proposta pedagógica é preconizada no Art. 14 da LDB, nº 9.394/1996, como um dos princípios basilares para a implementação da gestão democrática no âmbito das escolas públicas. Entretanto, tal proposta tem sido encarada como sendo mais uma atribuição burocrática escolar. Diante disso, a rede de ensino de Rio Largo/AL desenvolveu um documento como um parâmetro a fim de subsidiar às escolas na elaboração/reelaboração de seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Nesse sentido, este trabalho consiste em um estudo bibliográfico pautado em autores que discutem o PPP, como Veiga (2005), Vasconcellos (2013) e Gandin (2002) considerando a sua relevância e seus elementos estruturais, uma vez que este estudo toma por objetivo a análise das experiências de elaboração/reelaboração das propostas pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares da rede pública municipal à luz do documento norteador elaborado pela Secretaria Municipal de Educação dessa cidade. Desse modo, apesar das escolas possuírem autonomia na elaboração de seus PPPs, a partir da experiência em questão, foi evidenciado a necessidade de diretrizes que norteiem às escolas nessa incumbência, tendo em vista que alguns elementos, consoante os autores que discutem essa temática, são indispensáveis na construção do projeto pedagógico, a saber: o marco situacional, conceitual e operacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5633_TB1979_04052023140758.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "Simone Costa" "autor_email" => "simonecostaufal@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }