O curso de Pedagogia possibilita a seus egressos a atuação em diferentes espaços educativos. Um dos campos de atuação do pedagogo e da pedagoga é a docência na educação infantil. A construção de identidade dos indivíduos é desenvolvida mediante as relações sociais vivenciadas por eles nos contextos em que estão inseridos. A construção da identidade docente ocorre de maneira similar, sendo característica o processo de reconstrução mediante a subjetividade enredada e os saberes específicos construídos. A formação dessa identidade docente e profissional na educação infantil perpassa por algumas problemáticas advindas da concepção enraizada do que seria essa etapa da educação básica, qual a função dos agentes e dos professores e professoras que nela atuam e quais as práticas promovidas por esses profissionais. Este artigo consiste em um relato de experiência que tem como objetivo demonstrar como se deu o processo de identificação docente para a educação infantil de uma estudante de Pedagogia. As experiências aqui relatadas decorrem da atuação enquanto residente no primeiro ciclo formativo do subprojeto de Pedagogia do Programa Residência Pedagógica vivenciado durante um semestre em uma turma da educação infantil do colégio de aplicação da Universidade Federal da Paraíba. Observa-se enquanto resultados da experiência vivenciada o embate a concepções estereotipadas acerca da docência na educação infantil e a identificação da docência na educação infantil enquanto possibilidade de escolha e de atuação profissional por parte da estudante.