FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM LEVANTAMENTO DE DADOS A PARTIR DA REVISTA ENSAIO – PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101245 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8971 "inscrito_id" => 22423 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM LEVANTAMENTO DE DADOS A PARTIR DA REVISTA ENSAIO – PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS" "resumo" => "Quando pensamos sobre formação de professores, uma infinidade de possibilidades e obstáculos se colocam em cena na atual situação educacional brasileira. Bem como, o que vem sendo discutido em relação a formação dos professores que lecionam química, em relação as pesquisas e estudos acadêmicos realizados nos últimos anos. Visando apresentar os sentidos de formação de professores foi realizado o levantamento da Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Tratando a formação de professores como algo contínuo e não somente profissional ou técnico, como também social, podemos delimitar questões específicas para a área do ensino das ciências, como o distanciamento e a dificuldade de criar uma imersão dos alunos e interesse dos mesmos na área, principalmente das ciências exatas. Neste levantamento foram selecionadas, utilizando-se das palavras chaves: Formação de professores; Formação inicial; Formação continuada, Currículo; Licenciandos em química; Licenciatura em química e Professores de química; as pesquisas que abordavam a temática da formação docente entre os anos de 2012 a 2021. Com os resultados obtidos neste levantamento foi possível perceber em que anos houve um maior interesse e busca sobre a formação docente assim como é notada uma maior tendência para tratar sobre as abordagens utilizadas pelos professores e como isso impacta no aprendizado dos alunos de conhecimentos específicos de química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22423_TB8971_21082023214259.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA VITÓRIA ESTEVÃO ALVES" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.estevao@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101245 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8971 "inscrito_id" => 22423 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM LEVANTAMENTO DE DADOS A PARTIR DA REVISTA ENSAIO – PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS" "resumo" => "Quando pensamos sobre formação de professores, uma infinidade de possibilidades e obstáculos se colocam em cena na atual situação educacional brasileira. Bem como, o que vem sendo discutido em relação a formação dos professores que lecionam química, em relação as pesquisas e estudos acadêmicos realizados nos últimos anos. Visando apresentar os sentidos de formação de professores foi realizado o levantamento da Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Tratando a formação de professores como algo contínuo e não somente profissional ou técnico, como também social, podemos delimitar questões específicas para a área do ensino das ciências, como o distanciamento e a dificuldade de criar uma imersão dos alunos e interesse dos mesmos na área, principalmente das ciências exatas. Neste levantamento foram selecionadas, utilizando-se das palavras chaves: Formação de professores; Formação inicial; Formação continuada, Currículo; Licenciandos em química; Licenciatura em química e Professores de química; as pesquisas que abordavam a temática da formação docente entre os anos de 2012 a 2021. Com os resultados obtidos neste levantamento foi possível perceber em que anos houve um maior interesse e busca sobre a formação docente assim como é notada uma maior tendência para tratar sobre as abordagens utilizadas pelos professores e como isso impacta no aprendizado dos alunos de conhecimentos específicos de química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22423_TB8971_21082023214259.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA VITÓRIA ESTEVÃO ALVES" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.estevao@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }