O USO DE RECURSOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97683 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4036 "inscrito_id" => 18153 "titulo" => "O USO DE RECURSOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "Com o advento da inclusão, as pessoas com deficiência visual ingressaram nas escolas regulares, cabendo aos sistemas educacionais buscar formas de atendimento às necessidades desse público no ensino das disciplinas que compõem a formação básica dos educandos, entre elas, a Matemática. Sabendo que os indivíduos que apresentam baixa visão possuem uma redução significativa da capacidade de enxergar, podendo estes apresentar algumas dificuldades em executar afazeres cotidianos, isso é ainda mais perceptível na disciplina de Matemática, devido a natureza abstrata dos conteúdos, mediante a isso é importante que o professor faça o uso de recursos didáticos adaptados ao ensino para que estes sejam incluídos no processo educativo. O objetivo do presente estudo foi analisar as publicações científicas relacionadas à utilização de recursos didáticos para o ensino da Matemática direcionados aos alunos com baixa visão matriculados no ensino fundamental. Neste estudo, optou-se pela investigação nas bases de dados CAPES e SciELO, com recorte temporal de 2016 a 2021, associado aos descritores baixa visão AND Matemática AND recursos. Foram identificados três (3) trabalhos, sendo que a maioria está concentrado na região Sudeste. Conforme essa investigação pode-se perceber que os recursos adaptados para o ensino da Matemática são de grande importância para o ensino e aprendizagem dos educandos, uma vez que esses recursos são projetados para atender às necessidades específicas desses estudantes, proporcionando-lhes acesso igualitário ao currículo e oportunidades de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18153_TB4036_10112023134018.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANNA NAYRA DA ROCHA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GEOVANNA" "autor_email" => "geovanna.n@acad.ifma.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97683 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4036 "inscrito_id" => 18153 "titulo" => "O USO DE RECURSOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "Com o advento da inclusão, as pessoas com deficiência visual ingressaram nas escolas regulares, cabendo aos sistemas educacionais buscar formas de atendimento às necessidades desse público no ensino das disciplinas que compõem a formação básica dos educandos, entre elas, a Matemática. Sabendo que os indivíduos que apresentam baixa visão possuem uma redução significativa da capacidade de enxergar, podendo estes apresentar algumas dificuldades em executar afazeres cotidianos, isso é ainda mais perceptível na disciplina de Matemática, devido a natureza abstrata dos conteúdos, mediante a isso é importante que o professor faça o uso de recursos didáticos adaptados ao ensino para que estes sejam incluídos no processo educativo. O objetivo do presente estudo foi analisar as publicações científicas relacionadas à utilização de recursos didáticos para o ensino da Matemática direcionados aos alunos com baixa visão matriculados no ensino fundamental. Neste estudo, optou-se pela investigação nas bases de dados CAPES e SciELO, com recorte temporal de 2016 a 2021, associado aos descritores baixa visão AND Matemática AND recursos. Foram identificados três (3) trabalhos, sendo que a maioria está concentrado na região Sudeste. Conforme essa investigação pode-se perceber que os recursos adaptados para o ensino da Matemática são de grande importância para o ensino e aprendizagem dos educandos, uma vez que esses recursos são projetados para atender às necessidades específicas desses estudantes, proporcionando-lhes acesso igualitário ao currículo e oportunidades de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18153_TB4036_10112023134018.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANNA NAYRA DA ROCHA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GEOVANNA" "autor_email" => "geovanna.n@acad.ifma.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }