A LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO-LETRAMENTO COMO ENFRENTAMENTO À DESIGUALDADE SOCIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100120 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7211 "inscrito_id" => 14698 "titulo" => "A LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO-LETRAMENTO COMO ENFRENTAMENTO À DESIGUALDADE SOCIAL" "resumo" => "O processo de alfabetização-letramento é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo, sendo assim a leitura é indispensável neste momento. Para isso, é preciso que a leitura seja realizada de forma prazerosa, mas também crítica. A presente pesquisa possui como objetivo geral o seguinte: investigar como ocorre a leitura no processo de alfabetização-letramento do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFPB. Os objetivos específicos são: analisar a mediação do(a) educador(a) no processo de leitura do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFPB; averiguar como a prática de leitura influencia no enfrentamento à desigualdade social. Dessa forma, a pesquisa baseou-se em alguns teóricos, como: Carvalho (2015); Freire (1989); (2019); (2020); Silva (1998); Soares(2009); (2020); entre outros. Em relação à metodologia para a realização do trabalho, foram aplicados questionários semiestruturados, além de observações em sala de aula e notas de campo. Os resultados mostram que a leitura é demasiadamente importante no processo de alfabetização-letramento e, para isso, é preciso que o (a) educando(a) realize tal prática leitora de forma crítica, praticando a suspeita sobre aquilo que é lido, tendo sensibilidade, refletindo acerca do texto que lê, e, acima de tudo, buscando transformar a realidade ao seu redor, pois a sociedade ainda realiza com escassez a leitura crítica do mundo e do texto em si. Logo, a leitura é uma forte prática no enfrentamento às desigualdades sociais existentes no país, e faz-se necessário que ela seja realizada criticamente nos espaços escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14698_TB7211_10122023235836.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA BEATRIZ COSTA PINTO" "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA" "autor_email" => "vbcp2011@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100120 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7211 "inscrito_id" => 14698 "titulo" => "A LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO-LETRAMENTO COMO ENFRENTAMENTO À DESIGUALDADE SOCIAL" "resumo" => "O processo de alfabetização-letramento é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo, sendo assim a leitura é indispensável neste momento. Para isso, é preciso que a leitura seja realizada de forma prazerosa, mas também crítica. A presente pesquisa possui como objetivo geral o seguinte: investigar como ocorre a leitura no processo de alfabetização-letramento do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFPB. Os objetivos específicos são: analisar a mediação do(a) educador(a) no processo de leitura do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFPB; averiguar como a prática de leitura influencia no enfrentamento à desigualdade social. Dessa forma, a pesquisa baseou-se em alguns teóricos, como: Carvalho (2015); Freire (1989); (2019); (2020); Silva (1998); Soares(2009); (2020); entre outros. Em relação à metodologia para a realização do trabalho, foram aplicados questionários semiestruturados, além de observações em sala de aula e notas de campo. Os resultados mostram que a leitura é demasiadamente importante no processo de alfabetização-letramento e, para isso, é preciso que o (a) educando(a) realize tal prática leitora de forma crítica, praticando a suspeita sobre aquilo que é lido, tendo sensibilidade, refletindo acerca do texto que lê, e, acima de tudo, buscando transformar a realidade ao seu redor, pois a sociedade ainda realiza com escassez a leitura crítica do mundo e do texto em si. Logo, a leitura é uma forte prática no enfrentamento às desigualdades sociais existentes no país, e faz-se necessário que ela seja realizada criticamente nos espaços escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14698_TB7211_10122023235836.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA BEATRIZ COSTA PINTO" "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA" "autor_email" => "vbcp2011@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }