A FORMAÇÃO EM AÇÃO: RELATOS DE ESTÁGIO E APRENDIZADOS PARA A CARREIRA PROFISSIONAL PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96982 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3100 "inscrito_id" => 15102 "titulo" => "A FORMAÇÃO EM AÇÃO: RELATOS DE ESTÁGIO E APRENDIZADOS PARA A CARREIRA PROFISSIONAL PEDAGÓGICA" "resumo" => "O estágio é visto como um processo crucial para adquirir conhecimentos e experiências, para que durante a carreira de discente o estagiário tenha uma melhor capacitação, o que vai contribuir para futuros desafios diante da sua carreira. Essa formação inicial é uma possibilidade para que os futuros professores refletirem sobre suas concepções e práticas docentes. Sendo assim possível a contribuição dos conhecimentos adquiridos em sala durante o estágio na formação do aluno-estagiário que, por sua vez, é dado a partir da observação e absorção dessas experiências vistas, para que possa reproduzir essa prática modelar. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de experiências práticas durante a disciplina de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão, Campus Caxias. O estágio se subdividiu em três etapas: teórica, realizada em sala de aula, fase de observação e de regência, sucedida na escola designada para a prática. O estágio supervisionado ocorreu na escola Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira, na cidade de Caxias, Maranhão. A escola oferece ensino Fundamental I - anos iniciais 1 ao 5 ano e Ensino Fundamental II - anos finais 6 ao 9 ano, além da instituição dispor também do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), e Educação especial. Concluiu-se com o fim do estágio que o processo do estágio supervisionado é seguramente de suma importância para a formação docente, pois com o auxílio das aulas teóricas e a associação com a prática é uma etapa de estudo onde o aluno se encontra em uma nova perspectiva de vida e experiência, vivenciando diretamente essa realidade profissional que o espera, para haver um desenvolvimento pessoal e profissional mais técnico e responsável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15102_TB3100_03102023133728.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERISON GEOVANE MELO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "VERISON" "autor_email" => "verison.s@acad.ifma.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96982 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3100 "inscrito_id" => 15102 "titulo" => "A FORMAÇÃO EM AÇÃO: RELATOS DE ESTÁGIO E APRENDIZADOS PARA A CARREIRA PROFISSIONAL PEDAGÓGICA" "resumo" => "O estágio é visto como um processo crucial para adquirir conhecimentos e experiências, para que durante a carreira de discente o estagiário tenha uma melhor capacitação, o que vai contribuir para futuros desafios diante da sua carreira. Essa formação inicial é uma possibilidade para que os futuros professores refletirem sobre suas concepções e práticas docentes. Sendo assim possível a contribuição dos conhecimentos adquiridos em sala durante o estágio na formação do aluno-estagiário que, por sua vez, é dado a partir da observação e absorção dessas experiências vistas, para que possa reproduzir essa prática modelar. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de experiências práticas durante a disciplina de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão, Campus Caxias. O estágio se subdividiu em três etapas: teórica, realizada em sala de aula, fase de observação e de regência, sucedida na escola designada para a prática. O estágio supervisionado ocorreu na escola Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira, na cidade de Caxias, Maranhão. A escola oferece ensino Fundamental I - anos iniciais 1 ao 5 ano e Ensino Fundamental II - anos finais 6 ao 9 ano, além da instituição dispor também do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), e Educação especial. Concluiu-se com o fim do estágio que o processo do estágio supervisionado é seguramente de suma importância para a formação docente, pois com o auxílio das aulas teóricas e a associação com a prática é uma etapa de estudo onde o aluno se encontra em uma nova perspectiva de vida e experiência, vivenciando diretamente essa realidade profissional que o espera, para haver um desenvolvimento pessoal e profissional mais técnico e responsável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15102_TB3100_03102023133728.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERISON GEOVANE MELO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "VERISON" "autor_email" => "verison.s@acad.ifma.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }