A CARTILHA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97830 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4242 "inscrito_id" => 589 "titulo" => "A CARTILHA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Tornar o ensino atrativo aos alunos é uma das maiores dificuldades encontradas dentro dos espaços de sala de aula, portanto é fundamental que professores busquem instrumentos que auxiliem no processo de aprendizagem dos discentes, e para isto é preciso inovar. Considerando estes aspectos, esta pesquisa tem como seu principal objetivo elucidar a produção e utilização da cartilha como recurso pedagógico no ensino básico de Geografia, a partir de uma revisão bibliográfica e análise da produção de uma cartilha para abordagem de conteúdos da Geografia nos ensinos fundamental e médio dentro da perspectiva da educação ambiental. Ao escolher um material didático, é preciso compreender o seu processo de produção, o planejamento e a aplicação do mesmo. É importante também que este esteja bem alicerçado em um planejamento e de acordo com os objetivos do plano de aula, ou sequência didática que visa a sua utilização como principal recurso. Além do interesse que um recurso didático pode proporcionar, uma cartilha produzida para um público específico possibilita um maior envolvimento destes com o conteúdo trabalhado, despertando para o interesse em temáticas que correspondem ao ensino de Geografia, possibilitando a construção do conhecimento ativo, criativo e crítico para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a cartilha como recurso didático mostrou-se um material atrativo, que desperta interesse e envolvimento a partir do primeiro contato. A estrutura dinâmica e os conteúdos trabalhados de forma concisa, abordam diferentes temas, sendo assim um material com aplicações múltiplas, e que pode ser trabalhado de maneira interdisciplinar, sendo um instrumento com potencialidade para a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "658197ee81ab9_19122023101734.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 10:17:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATHE ELLEN SOUSA COSTA" "autor_nome_curto" => "KATHE" "autor_email" => "kathesousa.costa@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97830 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4242 "inscrito_id" => 589 "titulo" => "A CARTILHA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Tornar o ensino atrativo aos alunos é uma das maiores dificuldades encontradas dentro dos espaços de sala de aula, portanto é fundamental que professores busquem instrumentos que auxiliem no processo de aprendizagem dos discentes, e para isto é preciso inovar. Considerando estes aspectos, esta pesquisa tem como seu principal objetivo elucidar a produção e utilização da cartilha como recurso pedagógico no ensino básico de Geografia, a partir de uma revisão bibliográfica e análise da produção de uma cartilha para abordagem de conteúdos da Geografia nos ensinos fundamental e médio dentro da perspectiva da educação ambiental. Ao escolher um material didático, é preciso compreender o seu processo de produção, o planejamento e a aplicação do mesmo. É importante também que este esteja bem alicerçado em um planejamento e de acordo com os objetivos do plano de aula, ou sequência didática que visa a sua utilização como principal recurso. Além do interesse que um recurso didático pode proporcionar, uma cartilha produzida para um público específico possibilita um maior envolvimento destes com o conteúdo trabalhado, despertando para o interesse em temáticas que correspondem ao ensino de Geografia, possibilitando a construção do conhecimento ativo, criativo e crítico para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a cartilha como recurso didático mostrou-se um material atrativo, que desperta interesse e envolvimento a partir do primeiro contato. A estrutura dinâmica e os conteúdos trabalhados de forma concisa, abordam diferentes temas, sendo assim um material com aplicações múltiplas, e que pode ser trabalhado de maneira interdisciplinar, sendo um instrumento com potencialidade para a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "658197ee81ab9_19122023101734.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 10:17:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATHE ELLEN SOUSA COSTA" "autor_nome_curto" => "KATHE" "autor_email" => "kathesousa.costa@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }