O presente artigo contempla um estudo acerca da Investigação Matemática, caracterizada como uma das tendências metodológicas para o ensino da Matemática, que busca proporcionar aos educandos um ambiente desafiador. Tal estrutura se direciona aos aspectos relativos à pesquisa, principalmente quanto a possibilidade de estimular a criatividade, a curiosidade, bem como desenvolver o pensamento para a organização das hipóteses e a argumentação em defesa delas. A partir disso, essa escrita tem por objetivo expor um planejamento, voltado ao uso da investigação matemática como metodologia, de modo a ensinar os conceitos relacionados a razão e proporção no 1° ano do ensino médio. Para tanto, a pesquisa baseou-se em levantamento bibliográfico nas plataformas digitais, bem como a leitura de obras físicas, que ajudaram a compreender sobre o ensino por meio da investigação. A partir dos levantamentos realizados, pôde-se observar que a ideia de realização das atividades investigativas contempla o processo ensino e aprendizagem com mais significado. Espera-se que o uso desse aparato metodológico possa subsidiar os docentes em um planejamento investigativo, principalmente com a utilização de atividade como a sugerida neste escrito.