PEDAGOGIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DA FORMAÇÃO DOS ALUNOS CONCLUINTES ORIUNDOS DO VESTIBULAR SOCIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100151 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7255 "inscrito_id" => 20781 "titulo" => "PEDAGOGIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DA FORMAÇÃO DOS ALUNOS CONCLUINTES ORIUNDOS DO VESTIBULAR SOCIAL" "resumo" => "Tendo em vista a proposta da Universidade Iguaçu o Vestibular Social(VS) para estudantes de baixa renda, consideramos uma ação que deu oportunidade a jovens e adultos de baixo poder aquisitivo realizarem o sonho de iniciarem seus estudos no Ensino Superior. Assim sendo, nossa investigação exposta nesse estudo buscou entender que na relação com outro, constantemente, estamos nos formando, nos construindo e nos desenvolvendo como seres individuais e sociais, compreendendo em termos a transformação dos estudantes no momento ingressantes(2019-20) e sua característica enquanto concluintes(2023-1), diante a análise comparativa dos conforme disponível nos quadros do Plano de Ação. Conhecer um pouco do perfil desses alunos se fez necessário e verificamos dos ingressantes que 64 estudavam e trabalhavam, já concluintes totalizaram 30, dos ingressantes 44 eram somente universitários e 15 concluintes, dos que estudam na graduação e em cursos extras, os ingressantes são 5 e somente 1 concluinte. Diante da localidade entre residência e a universidade, identificamos 48 dos ingressantes e 12 concluintes residem próximos. Saber o tempo médio para chegar à universidade consideramos um indicador importante, observamos que 31 ingressantes chegavam até 30 minutos para estudar, e dos concluintes 12, mas até 1 hora, encontramos 46 ingressantes e 23 concluintes e por fim 25 dos ingressantes levam mais de 1 hora e dos concluintes 10 deles, que consideramos cansativo. Dados que, o objetivo principal do VS foi propiciar a população da BF a possibilidade e acesso aos estudos acadêmicos, indagamos como cada um teve ciência da realização do vestibular. Tendo em vista a ampla divulgação que a UNIG realizou, os alunos foram sabedores na maioria pelas redes sociais e por familiares e amigos. Acreditamos na educação como um vetor de intervenção social enquanto pontuamos que a Educação Social está materializada na prática pedagógica desenvolvida por educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20781_TB7255_04102023022010.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDITH MARIA MARQUES MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "EDITH" "autor_email" => "edithmagalhaes20@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100151 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7255 "inscrito_id" => 20781 "titulo" => "PEDAGOGIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DA FORMAÇÃO DOS ALUNOS CONCLUINTES ORIUNDOS DO VESTIBULAR SOCIAL" "resumo" => "Tendo em vista a proposta da Universidade Iguaçu o Vestibular Social(VS) para estudantes de baixa renda, consideramos uma ação que deu oportunidade a jovens e adultos de baixo poder aquisitivo realizarem o sonho de iniciarem seus estudos no Ensino Superior. Assim sendo, nossa investigação exposta nesse estudo buscou entender que na relação com outro, constantemente, estamos nos formando, nos construindo e nos desenvolvendo como seres individuais e sociais, compreendendo em termos a transformação dos estudantes no momento ingressantes(2019-20) e sua característica enquanto concluintes(2023-1), diante a análise comparativa dos conforme disponível nos quadros do Plano de Ação. Conhecer um pouco do perfil desses alunos se fez necessário e verificamos dos ingressantes que 64 estudavam e trabalhavam, já concluintes totalizaram 30, dos ingressantes 44 eram somente universitários e 15 concluintes, dos que estudam na graduação e em cursos extras, os ingressantes são 5 e somente 1 concluinte. Diante da localidade entre residência e a universidade, identificamos 48 dos ingressantes e 12 concluintes residem próximos. Saber o tempo médio para chegar à universidade consideramos um indicador importante, observamos que 31 ingressantes chegavam até 30 minutos para estudar, e dos concluintes 12, mas até 1 hora, encontramos 46 ingressantes e 23 concluintes e por fim 25 dos ingressantes levam mais de 1 hora e dos concluintes 10 deles, que consideramos cansativo. Dados que, o objetivo principal do VS foi propiciar a população da BF a possibilidade e acesso aos estudos acadêmicos, indagamos como cada um teve ciência da realização do vestibular. Tendo em vista a ampla divulgação que a UNIG realizou, os alunos foram sabedores na maioria pelas redes sociais e por familiares e amigos. Acreditamos na educação como um vetor de intervenção social enquanto pontuamos que a Educação Social está materializada na prática pedagógica desenvolvida por educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20781_TB7255_04102023022010.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDITH MARIA MARQUES MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "EDITH" "autor_email" => "edithmagalhaes20@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }