O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação e objetiva analisar como é compreendida a contemplação do conhecimento e a Psicologia da Educação na modernidade: sob a égide da construção da aprendizagem, esta pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico. A escola precisa ultrapassar a habilidade de classificar a criança quanto à capacidade de aprender, estendendo sua atuação, no sentido de diagnosticar a eficiência de adaptação da criança. Desse modo, os pontos que norteiam este estudo são: como o educador pode lidar com este processo em seu fazer pedagógico? O conhecimento do entendimento entre professor e aluno contribui para o ensino e aprendizagem? A Psicologia pode contribuir para a transformação do conhecimento, no reconhecimento do comportamento disciplinar da humanidade? A Psicologia do educador interfere na Psicologia do educando? Para analisar as questões acima foi lavado em consideração a argumentação de alguns autores que contribuem para o entendimento da Psicologia da Educação, ressaltando tanto a relação professor e aluno quanto a relação ensino e aprendizagem., Destaca-se: Dantas (1992), Hoffmann (2015), Luckesi (2011), Lefrançois (2013), Piaget (1974), Jung (1991), Vygotsky (1991), Libâneo (2005) dentre outros que foram citados no decorrer do estudo. Decerto, avaliando o sistema concedido ao direito e dever do cidadão, cujo conhecimento resulta no desenvolvimento psicológico do ser, é que a dinâmica deste estudo trata em seus pormenores uma psicologia que transforme, dinamize e esclareça toda razão deste ser. Nos resultados refuta-se as falas dos autores supracitados que a Psicologia estuda o comportamento humano e que incide nesta ciência a responsabilidade de manter-se no meio social, vislumbrando as questões morais que se incorporam a esse meio, bem como dos princípios que estabelecem um respeito mútuo.