A CONTEMPLAÇÃO DO CONHECIMENTO E A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE: SOB A ÉGIDE DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95988 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1755 "inscrito_id" => 4825 "titulo" => "A CONTEMPLAÇÃO DO CONHECIMENTO E A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE: SOB A ÉGIDE DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação e objetiva analisar como é compreendida a contemplação do conhecimento e a Psicologia da Educação na modernidade: sob a égide da construção da aprendizagem, esta pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico. A escola precisa ultrapassar a habilidade de classificar a criança quanto à capacidade de aprender, estendendo sua atuação, no sentido de diagnosticar a eficiência de adaptação da criança. Desse modo, os pontos que norteiam este estudo são: como o educador pode lidar com este processo em seu fazer pedagógico? O conhecimento do entendimento entre professor e aluno contribui para o ensino e aprendizagem? A Psicologia pode contribuir para a transformação do conhecimento, no reconhecimento do comportamento disciplinar da humanidade? A Psicologia do educador interfere na Psicologia do educando? Para analisar as questões acima foi lavado em consideração a argumentação de alguns autores que contribuem para o entendimento da Psicologia da Educação, ressaltando tanto a relação professor e aluno quanto a relação ensino e aprendizagem., Destaca-se: Dantas (1992), Hoffmann (2015), Luckesi (2011), Lefrançois (2013), Piaget (1974), Jung (1991), Vygotsky (1991), Libâneo (2005) dentre outros que foram citados no decorrer do estudo. Decerto, avaliando o sistema concedido ao direito e dever do cidadão, cujo conhecimento resulta no desenvolvimento psicológico do ser, é que a dinâmica deste estudo trata em seus pormenores uma psicologia que transforme, dinamize e esclareça toda razão deste ser. Nos resultados refuta-se as falas dos autores supracitados que a Psicologia estuda o comportamento humano e que incide nesta ciência a responsabilidade de manter-se no meio social, vislumbrando as questões morais que se incorporam a esse meio, bem como dos princípios que estabelecem um respeito mútuo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4825_TB1755_04102023043834.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILEA ANDRADE SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARILEA" "autor_email" => "marilea25@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95988 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1755 "inscrito_id" => 4825 "titulo" => "A CONTEMPLAÇÃO DO CONHECIMENTO E A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE: SOB A ÉGIDE DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação e objetiva analisar como é compreendida a contemplação do conhecimento e a Psicologia da Educação na modernidade: sob a égide da construção da aprendizagem, esta pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico. A escola precisa ultrapassar a habilidade de classificar a criança quanto à capacidade de aprender, estendendo sua atuação, no sentido de diagnosticar a eficiência de adaptação da criança. Desse modo, os pontos que norteiam este estudo são: como o educador pode lidar com este processo em seu fazer pedagógico? O conhecimento do entendimento entre professor e aluno contribui para o ensino e aprendizagem? A Psicologia pode contribuir para a transformação do conhecimento, no reconhecimento do comportamento disciplinar da humanidade? A Psicologia do educador interfere na Psicologia do educando? Para analisar as questões acima foi lavado em consideração a argumentação de alguns autores que contribuem para o entendimento da Psicologia da Educação, ressaltando tanto a relação professor e aluno quanto a relação ensino e aprendizagem., Destaca-se: Dantas (1992), Hoffmann (2015), Luckesi (2011), Lefrançois (2013), Piaget (1974), Jung (1991), Vygotsky (1991), Libâneo (2005) dentre outros que foram citados no decorrer do estudo. Decerto, avaliando o sistema concedido ao direito e dever do cidadão, cujo conhecimento resulta no desenvolvimento psicológico do ser, é que a dinâmica deste estudo trata em seus pormenores uma psicologia que transforme, dinamize e esclareça toda razão deste ser. Nos resultados refuta-se as falas dos autores supracitados que a Psicologia estuda o comportamento humano e que incide nesta ciência a responsabilidade de manter-se no meio social, vislumbrando as questões morais que se incorporam a esse meio, bem como dos princípios que estabelecem um respeito mútuo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4825_TB1755_04102023043834.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILEA ANDRADE SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARILEA" "autor_email" => "marilea25@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }