DOS INSTRUMENTOS AOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS: REDIMENSIONAMENTOS NECESSÁRIOS À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98270 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4796 "inscrito_id" => 16484 "titulo" => "DOS INSTRUMENTOS AOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS: REDIMENSIONAMENTOS NECESSÁRIOS À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Neste trabalho apresentam-se dados acerca da avaliação da aprendizagem e suas articulações com o cotidiano pedagógico em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, a partir dos achados da pesquisa institucional intitulada: Os registros da aprendizagem discente como norteadores da prática pedagógica: da fundamentação teórica à elaboração de propostas. Com o objetivo de refletir acerca dos instrumentos e critérios utilizados pelos professores do Ensino Fundamental - anos iniciais, para avaliar a aprendizagem, parte-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental com análise descritiva dos instrumentos e fichas de critérios adotadas pelos docentes de cinco escolas da rede pública de municípios do interior do Rio Grande do Norte/RN. As reflexões tecidas na investigação, evidenciaram que, o registro escrito é o principal instrumento avaliativo para acompanhar a aprendizagem e desenvolvimento discente, cujas informações orientam as práticas de ensino frente às necessidades dos alunos e objetivos docentes. Contudo, diante dos aspectos que emergiram da análise dos registros escritos, como indefinição de periodicidade, ausência de critérios claros que atendam a necessidade do aluno, sugeriu-se possíveis redimensionamentos atitudinais e organizacionais a partir da elaboração de critérios, que impliquem na reorganização pedagógica nas escolas, com o intuito de produzir reflexões e acompanhamentos qualitativos que de fato, detalhem os avanços na aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16484_TB4796_20112023203527.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA BEZERRA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "le_bfranca@outlook.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98270 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4796 "inscrito_id" => 16484 "titulo" => "DOS INSTRUMENTOS AOS CRITÉRIOS AVALIATIVOS: REDIMENSIONAMENTOS NECESSÁRIOS À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Neste trabalho apresentam-se dados acerca da avaliação da aprendizagem e suas articulações com o cotidiano pedagógico em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, a partir dos achados da pesquisa institucional intitulada: Os registros da aprendizagem discente como norteadores da prática pedagógica: da fundamentação teórica à elaboração de propostas. Com o objetivo de refletir acerca dos instrumentos e critérios utilizados pelos professores do Ensino Fundamental - anos iniciais, para avaliar a aprendizagem, parte-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental com análise descritiva dos instrumentos e fichas de critérios adotadas pelos docentes de cinco escolas da rede pública de municípios do interior do Rio Grande do Norte/RN. As reflexões tecidas na investigação, evidenciaram que, o registro escrito é o principal instrumento avaliativo para acompanhar a aprendizagem e desenvolvimento discente, cujas informações orientam as práticas de ensino frente às necessidades dos alunos e objetivos docentes. Contudo, diante dos aspectos que emergiram da análise dos registros escritos, como indefinição de periodicidade, ausência de critérios claros que atendam a necessidade do aluno, sugeriu-se possíveis redimensionamentos atitudinais e organizacionais a partir da elaboração de critérios, que impliquem na reorganização pedagógica nas escolas, com o intuito de produzir reflexões e acompanhamentos qualitativos que de fato, detalhem os avanços na aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16484_TB4796_20112023203527.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA BEZERRA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "le_bfranca@outlook.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }