USO DO TEMA BABOSA (ALOE VERA) COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER CONCEITOS DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100162 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7270 "inscrito_id" => 19570 "titulo" => "USO DO TEMA BABOSA (ALOE VERA) COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER CONCEITOS DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O uso da babosa (aloe vera) como hidratante e emoliente para cabelo é antigo e tem se tornado uma alternativa importante para e tratamento de doenças da pele como psoríase e fortalecimento do sistema imunológico. O gel extraído das folhas da babosa possui diversos minerais e constituintes potencialmente ativos, como exemplo o fosfato de cálcio, potássio, ferro, sódio, manganês, cromo, zinco, substâncias antibióticas, ligninas, saponinas, ácido salicílico e aminoácidos. Essa pesquisa tem o objetivo de resgatar as concepções de um grupo de alunos do ensino médio da escola ECITI José Luiz Neto na Paraíba, a respeito do uso da babosa para fins cosméticos e medicinais. Deseja-se investigar o entendimento dos estudantes quanto ao uso de conceitos químicos, direito do consumidor, cultura popular e relação com o meio ambiente. Tendo em vista que esse é um tema importante pois na área medicinal o gel da babosa se mostrado eficaz como antimicrobiano, cicatrizante e anti-inflamatório. Já o uso dessa planta medicinal na formulação de cosméticos vem ganhando destaque nas indústrias da beleza, por se tratar de um método natural e econômico de se alcançar bons resultados. Nossa metodologia consiste na aplicação de um questionário com dez questões. Identificou-se que a maior parte da turma conhece ou já ouviu falar em babosa, poucos desconhecem a planta.\u{A0} Percebe-se também que a principal fonte de informação sobre o tema para os alunos foram seus próprios familiares, seguido pela Internet. Os resultados revelam que existe uma lacuna de conhecimento científico sobre o tema e explicações sobre suas propriedades o que pode direcionar esses estudantes ao uso de produtos industrializados em detrimento ao potencial desse recurso natural e gratuito. Propõe-se a elaboração de uma sequência de atividades com o uso desse tema numa perspectiva interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19570_TB7270_04102023083300.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLY CAMILY SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "Elly camily san" "autor_email" => "elly.camily@estudante.ufc" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100162 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7270 "inscrito_id" => 19570 "titulo" => "USO DO TEMA BABOSA (ALOE VERA) COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER CONCEITOS DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O uso da babosa (aloe vera) como hidratante e emoliente para cabelo é antigo e tem se tornado uma alternativa importante para e tratamento de doenças da pele como psoríase e fortalecimento do sistema imunológico. O gel extraído das folhas da babosa possui diversos minerais e constituintes potencialmente ativos, como exemplo o fosfato de cálcio, potássio, ferro, sódio, manganês, cromo, zinco, substâncias antibióticas, ligninas, saponinas, ácido salicílico e aminoácidos. Essa pesquisa tem o objetivo de resgatar as concepções de um grupo de alunos do ensino médio da escola ECITI José Luiz Neto na Paraíba, a respeito do uso da babosa para fins cosméticos e medicinais. Deseja-se investigar o entendimento dos estudantes quanto ao uso de conceitos químicos, direito do consumidor, cultura popular e relação com o meio ambiente. Tendo em vista que esse é um tema importante pois na área medicinal o gel da babosa se mostrado eficaz como antimicrobiano, cicatrizante e anti-inflamatório. Já o uso dessa planta medicinal na formulação de cosméticos vem ganhando destaque nas indústrias da beleza, por se tratar de um método natural e econômico de se alcançar bons resultados. Nossa metodologia consiste na aplicação de um questionário com dez questões. Identificou-se que a maior parte da turma conhece ou já ouviu falar em babosa, poucos desconhecem a planta.\u{A0} Percebe-se também que a principal fonte de informação sobre o tema para os alunos foram seus próprios familiares, seguido pela Internet. Os resultados revelam que existe uma lacuna de conhecimento científico sobre o tema e explicações sobre suas propriedades o que pode direcionar esses estudantes ao uso de produtos industrializados em detrimento ao potencial desse recurso natural e gratuito. Propõe-se a elaboração de uma sequência de atividades com o uso desse tema numa perspectiva interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19570_TB7270_04102023083300.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLY CAMILY SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "Elly camily san" "autor_email" => "elly.camily@estudante.ufc" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }