FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: ANACRONISMO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL PARÁ E UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98526 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5123 "inscrito_id" => 19823 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: ANACRONISMO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL PARÁ E UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ." "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo ampliar a discussão no que se refere ao anacronismo dos projetos pedagógicos de curso (PPC) e o seu impacto para formação dos pedagogos(as), evidenciando a contemporaneidade do curso de pedagogia e identificar as contradições existentes nas atuais legislações educacionais voltadas para a formação docente. Foi objeto de estudo os Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará e da Universidade do Estado do Pará, bem como documentos oficiais que norteiam a legislação educacional. A pesquisa foi desenvolvida sob análise documental de caráter qualitativo, com abrangência de 1999 à 2022, utilizando-se do referencial teórico Laval 2019, Gatti 2014, Lombardi 2012, Saviani 1978, Freire 1997. Tem-se como principais resultados que, atualmente o lócus de formação docente para educação infantil, fundamental I e II, EJAI, encontra-se no curso de pedagogia, demonstrando assim a importância de este manter-se a par das diversas alterações pedagógicas contemporâneas. Evidenciou-se a existência de contradições teórica e a prática nos PPCs, reforçando o anacronismo pedagógico que compromete a formação docente voltada para a autonomia, emancipação e desenvolvimento sociopolítico do profissional docente. Concluindo que, para além de um PPC atualizado de acordo com as legislações, existe uma necessidade de formação voltada para a construção social do pedagogo(as), que supere as contradições entre as teorias e as práticas apresentadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19823_TB5123_18112023111308.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATHA FARIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATHA" "autor_email" => "renatha.silva@castanhal.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98526 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5123 "inscrito_id" => 19823 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: ANACRONISMO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL PARÁ E UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ." "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo ampliar a discussão no que se refere ao anacronismo dos projetos pedagógicos de curso (PPC) e o seu impacto para formação dos pedagogos(as), evidenciando a contemporaneidade do curso de pedagogia e identificar as contradições existentes nas atuais legislações educacionais voltadas para a formação docente. Foi objeto de estudo os Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará e da Universidade do Estado do Pará, bem como documentos oficiais que norteiam a legislação educacional. A pesquisa foi desenvolvida sob análise documental de caráter qualitativo, com abrangência de 1999 à 2022, utilizando-se do referencial teórico Laval 2019, Gatti 2014, Lombardi 2012, Saviani 1978, Freire 1997. Tem-se como principais resultados que, atualmente o lócus de formação docente para educação infantil, fundamental I e II, EJAI, encontra-se no curso de pedagogia, demonstrando assim a importância de este manter-se a par das diversas alterações pedagógicas contemporâneas. Evidenciou-se a existência de contradições teórica e a prática nos PPCs, reforçando o anacronismo pedagógico que compromete a formação docente voltada para a autonomia, emancipação e desenvolvimento sociopolítico do profissional docente. Concluindo que, para além de um PPC atualizado de acordo com as legislações, existe uma necessidade de formação voltada para a construção social do pedagogo(as), que supere as contradições entre as teorias e as práticas apresentadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19823_TB5123_18112023111308.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATHA FARIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATHA" "autor_email" => "renatha.silva@castanhal.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }