HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE O IMPACTO DA PRESENÇA MASCULINA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100171 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7286 "inscrito_id" => 10480 "titulo" => "HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE O IMPACTO DA PRESENÇA MASCULINA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "A participação de homens na educação infantil tem despertado interesse crescente nos últimos anos, à medida que a sociedade reconhece a importância de proporcionar um ambiente educacional equilibrado em termos de gênero. O presente estudo tem por objetivo foi revisar pesquisas científicas e obras literárias relevantes para identificar os efeitos da participação masculina na educação infantil. Buscou-se compreender os benefícios e desafios associados à inclusão de homens como educadores, bem como analisar as percepções das crianças, educadores e famílias sobre essa presença masculina. A partir de uma revisão integrativa da literatura foram identificados estudos que abordaram a participação de homens na educação infantil. Foram analisados aspectos como a influência dos educadores masculinos nas interações sociais e emocionais das crianças, os modelos de masculinidade transmitidos e o impacto na formação da identidade de gênero das crianças. A análise revelou que a presença de homens na educação infantil pode trazer benefícios significativos. As crianças têm a oportunidade de vivenciar uma diversidade de estilos de cuidado e educação, o que contribui para a construção de relações afetivas saudáveis e para a desconstrução de estereótipos de gênero. Além disso, a participação de educadores masculinos pode proporcionar modelos positivos de masculinidade, auxiliando no desenvolvimento da identidade de gênero e na promoção de igualdade. Conclui-se que a inclusão de homens na educação infantil é um aspecto relevante para a promoção de uma educação mais igualitária e inclusiva. A presença masculina como educadores contribui para o desenvolvimento global das crianças, proporcionando um ambiente enriquecedor e diversificado. No entanto, são necessárias políticas e ações que estimulem e valorizem a participação de homens nessa área, visando romper com os estereótipos de gênero ainda presentes na sociedade. Acredita-se que é fundamental investir em pesquisas e práticas que promovam a inclusão de homens na educação infantil, visando construir uma sociedade mais igualitária e justa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10480_TB7286_20062023224639.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlossilva@pedag.fiponli" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100171 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7286 "inscrito_id" => 10480 "titulo" => "HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE O IMPACTO DA PRESENÇA MASCULINA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "A participação de homens na educação infantil tem despertado interesse crescente nos últimos anos, à medida que a sociedade reconhece a importância de proporcionar um ambiente educacional equilibrado em termos de gênero. O presente estudo tem por objetivo foi revisar pesquisas científicas e obras literárias relevantes para identificar os efeitos da participação masculina na educação infantil. Buscou-se compreender os benefícios e desafios associados à inclusão de homens como educadores, bem como analisar as percepções das crianças, educadores e famílias sobre essa presença masculina. A partir de uma revisão integrativa da literatura foram identificados estudos que abordaram a participação de homens na educação infantil. Foram analisados aspectos como a influência dos educadores masculinos nas interações sociais e emocionais das crianças, os modelos de masculinidade transmitidos e o impacto na formação da identidade de gênero das crianças. A análise revelou que a presença de homens na educação infantil pode trazer benefícios significativos. As crianças têm a oportunidade de vivenciar uma diversidade de estilos de cuidado e educação, o que contribui para a construção de relações afetivas saudáveis e para a desconstrução de estereótipos de gênero. Além disso, a participação de educadores masculinos pode proporcionar modelos positivos de masculinidade, auxiliando no desenvolvimento da identidade de gênero e na promoção de igualdade. Conclui-se que a inclusão de homens na educação infantil é um aspecto relevante para a promoção de uma educação mais igualitária e inclusiva. A presença masculina como educadores contribui para o desenvolvimento global das crianças, proporcionando um ambiente enriquecedor e diversificado. No entanto, são necessárias políticas e ações que estimulem e valorizem a participação de homens nessa área, visando romper com os estereótipos de gênero ainda presentes na sociedade. Acredita-se que é fundamental investir em pesquisas e práticas que promovam a inclusão de homens na educação infantil, visando construir uma sociedade mais igualitária e justa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10480_TB7286_20062023224639.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlossilva@pedag.fiponli" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }