SABERES DOCENTES E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100209 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7334 "inscrito_id" => 16871 "titulo" => "SABERES DOCENTES E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR." "resumo" => "O presente artigo abordará algumas reflexões sobre saberes docentes e formação contínua no processo da carreira profissional do educador, que se configura no dinamismo e complexidade, esta análise estará voltada para a busca do entendimento sobre as perspectivas que o professor tem sobre a formação contínua. O objetivo deste trabalho consiste em enfatizar o progresso dos saberes e avanços na formação contínua do professor nos últimos anos, quais as questões que impulsionam o educador a buscar na prática uma especialização. Este estudo foi delineado de forma bibliográfica e numa abordagem qualitativa, situa-se na área da educação, pois, os professores são componentes diretamente relacionados a esse contexto. Foram utilizados livros e artigos já publicados na plataforma Google Acadêmico. Darão embasamento teórico, autores que abordam o assunto, como: Iberménon (2010), Nóvoa (2009) Pivetta (2006), Gatti (2008), e outros estudiosos que versam sobre o percurso acadêmico do profissional docente. A escola tem o objetivo antropológico que visa o desenvolvimento humano, o professor está inteiramente relacionado a este processo e precisa realizar suas práticas pedagógicas aperfeiçoadas a fim de contribuir para um melhor ensino visando alcançar o desenvolvimento holístico dos discentes. O pleno exercício da docência exige especialização e autonomia das práticas pelos profissionais da área, logo, é fundamental a busca pela formação contínua como meio efetivo de alargamento de seus conhecimentos. A importância da formação contínua se dá através das perspectivas do professor sobre os avanços de seus saberes, além de estar buscando o aperfeiçoamento de suas técnicas profissionais, ele está vislumbrando melhores práticas de ensino. Reconhecer a importância deste processo é essencial, o educador precisa estar preparado para efetivar suas práticas de ensino de maneira dinâmica às práticas cristalizadas na educação. Dito de outro modo, o professor como sujeito do contexto educacional necessita de habilidades especiais a fim de buscar novos saberes" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16871_TB7334_06102023112754.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLENA HELLEN VIANA MORAES" "autor_nome_curto" => "MYLENA" "autor_email" => "mylenahellen.viana@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100209 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7334 "inscrito_id" => 16871 "titulo" => "SABERES DOCENTES E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR." "resumo" => "O presente artigo abordará algumas reflexões sobre saberes docentes e formação contínua no processo da carreira profissional do educador, que se configura no dinamismo e complexidade, esta análise estará voltada para a busca do entendimento sobre as perspectivas que o professor tem sobre a formação contínua. O objetivo deste trabalho consiste em enfatizar o progresso dos saberes e avanços na formação contínua do professor nos últimos anos, quais as questões que impulsionam o educador a buscar na prática uma especialização. Este estudo foi delineado de forma bibliográfica e numa abordagem qualitativa, situa-se na área da educação, pois, os professores são componentes diretamente relacionados a esse contexto. Foram utilizados livros e artigos já publicados na plataforma Google Acadêmico. Darão embasamento teórico, autores que abordam o assunto, como: Iberménon (2010), Nóvoa (2009) Pivetta (2006), Gatti (2008), e outros estudiosos que versam sobre o percurso acadêmico do profissional docente. A escola tem o objetivo antropológico que visa o desenvolvimento humano, o professor está inteiramente relacionado a este processo e precisa realizar suas práticas pedagógicas aperfeiçoadas a fim de contribuir para um melhor ensino visando alcançar o desenvolvimento holístico dos discentes. O pleno exercício da docência exige especialização e autonomia das práticas pelos profissionais da área, logo, é fundamental a busca pela formação contínua como meio efetivo de alargamento de seus conhecimentos. A importância da formação contínua se dá através das perspectivas do professor sobre os avanços de seus saberes, além de estar buscando o aperfeiçoamento de suas técnicas profissionais, ele está vislumbrando melhores práticas de ensino. Reconhecer a importância deste processo é essencial, o educador precisa estar preparado para efetivar suas práticas de ensino de maneira dinâmica às práticas cristalizadas na educação. Dito de outro modo, o professor como sujeito do contexto educacional necessita de habilidades especiais a fim de buscar novos saberes" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16871_TB7334_06102023112754.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLENA HELLEN VIANA MORAES" "autor_nome_curto" => "MYLENA" "autor_email" => "mylenahellen.viana@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }