GÊNERO E SEXUALIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: A ESCOLA COMO PALCO PARA DIVERSIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100218 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7348 "inscrito_id" => 3700 "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: A ESCOLA COMO PALCO PARA DIVERSIDADE" "resumo" => "Este estudo tem como intuito, indagar os impactos causados pela imposição da heteronormatividade e padrões patriarcais na escola, quebrando a norma da binariedade como única expressão de gênero. Quais práticas devemos adotar enquanto docentes para combater as violências e diversos preconceitos, vivenciados por corpos queer? Abordar no cotidiano escolar questões sobre gênero e sexualidade permite que esses corpos permaneçam no ambiente educacional que diante da violência vivida seja ela direta ou indireta, acabam sendo retirados do lugar que deveria ser de acolhimento e inclusão. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é externar aos educadores práticas docentes que façam da escola um espaço efetivo de inclusão e diversidade, diante disso é notado a necessidade de se discutir e pensar na sala de aula e no cotidiano do aluno na escola as problematizações sobre o que tange a diversidade sexual e de gênero, de maneira a expungir a exclusão, o preconceito, e violências, experimentadas por estes corpos em sua trajetória escolar respeitando a subjetividade de cada indivíduo, para que a escola seja para esses corpos palco da sua diferença e que suas individualidades sejam expressas e respeitadas em suas múltiplas diferenças. Negar ou reprimir essas manifestações é algo comum no ambiente escolar em qualquer que seja o nível de ensino, é preciso que nós enquanto educadores possamos intervir desmistificando os preconceitos impostos sobre os corpos queer, ao longo de toda construção social da humanidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3700_TB7348_10122023190721.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS LUÍS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucasluis35@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100218 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7348 "inscrito_id" => 3700 "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: A ESCOLA COMO PALCO PARA DIVERSIDADE" "resumo" => "Este estudo tem como intuito, indagar os impactos causados pela imposição da heteronormatividade e padrões patriarcais na escola, quebrando a norma da binariedade como única expressão de gênero. Quais práticas devemos adotar enquanto docentes para combater as violências e diversos preconceitos, vivenciados por corpos queer? Abordar no cotidiano escolar questões sobre gênero e sexualidade permite que esses corpos permaneçam no ambiente educacional que diante da violência vivida seja ela direta ou indireta, acabam sendo retirados do lugar que deveria ser de acolhimento e inclusão. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é externar aos educadores práticas docentes que façam da escola um espaço efetivo de inclusão e diversidade, diante disso é notado a necessidade de se discutir e pensar na sala de aula e no cotidiano do aluno na escola as problematizações sobre o que tange a diversidade sexual e de gênero, de maneira a expungir a exclusão, o preconceito, e violências, experimentadas por estes corpos em sua trajetória escolar respeitando a subjetividade de cada indivíduo, para que a escola seja para esses corpos palco da sua diferença e que suas individualidades sejam expressas e respeitadas em suas múltiplas diferenças. Negar ou reprimir essas manifestações é algo comum no ambiente escolar em qualquer que seja o nível de ensino, é preciso que nós enquanto educadores possamos intervir desmistificando os preconceitos impostos sobre os corpos queer, ao longo de toda construção social da humanidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3700_TB7348_10122023190721.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS LUÍS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucasluis35@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }