UTILIZAÇÃO DO JOGO “CLASSIC JENGA” EM UMA AULA DE FÍSICA SOBRE ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98141 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4635 "inscrito_id" => 19628 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO “CLASSIC JENGA” EM UMA AULA DE FÍSICA SOBRE ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS" "resumo" => "A gamificação na educação proporciona uma abordagem educacional inovadora, na qual os estudantes são incentivados a aprender por meio de desafios envolventes. Este trabalho tem como objetivo apresentar a utilização do jogo chamado Classic Jenga na aula de Física sobre estática dos corpos rígidos, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Classic Jenga é um Jogo ou atividade que envolve a construção de uma estrutura vertical utilizando blocos ou peças de tamanhos e formatos iguais. O objetivo do jogo Classic Jenga é empilhar os blocos de madeira em uma torre alta e estável e, em seguida, remover um bloco de cada vez sem derrubar a estrutura. Os jogadores devem ter habilidade e estratégia para escolher qual bloco remover, mantendo o equilíbrio da torre. As atividades foram realizadas nas aulas de Práticas Experimentais, com uma duração total de 100 minutos por turma, equivalente a duas aulas, na ECIT EEFM José Rolderick de Oliveira, localizada na cidade de Nova Floresta-PB. O jogo foi aplicado nas três turmas do 1º Ano (A, B e C). Inicialmente, a teoria sobre estática dos corpos rígidos foi apresentada aos alunos. Posteriormente, a atividade foi realizada em grupos compostos por 5 a 6 grupos, com no máximo 5 alunos por grupo. Por fim, foram aplicados dois questionários: um sobre a temática abordada e outro para avaliar a metodologia utilizada. Com base nos resultados, foi possível observar que o jogo influenciou positivamente na aprendizagem dos alunos da escola, bem como tiveram uma aceitação muito significativa. A inserção de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem é fundamental para promover uma educação efetiva e envolvente. Nesse sentido, a gamificação, como exemplificada na inserção do jogo no ensino de Física, oferece uma abordagem inovadora que desperta o interesse dos alunos e facilita a compreensão dos conceitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19628_TB4635_17112023203911.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDEL MATHEUS GOMES BERTO" "autor_nome_curto" => "JARDEL MATHEUS" "autor_email" => "jardelmatheus258@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98141 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4635 "inscrito_id" => 19628 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO “CLASSIC JENGA” EM UMA AULA DE FÍSICA SOBRE ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS" "resumo" => "A gamificação na educação proporciona uma abordagem educacional inovadora, na qual os estudantes são incentivados a aprender por meio de desafios envolventes. Este trabalho tem como objetivo apresentar a utilização do jogo chamado Classic Jenga na aula de Física sobre estática dos corpos rígidos, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Classic Jenga é um Jogo ou atividade que envolve a construção de uma estrutura vertical utilizando blocos ou peças de tamanhos e formatos iguais. O objetivo do jogo Classic Jenga é empilhar os blocos de madeira em uma torre alta e estável e, em seguida, remover um bloco de cada vez sem derrubar a estrutura. Os jogadores devem ter habilidade e estratégia para escolher qual bloco remover, mantendo o equilíbrio da torre. As atividades foram realizadas nas aulas de Práticas Experimentais, com uma duração total de 100 minutos por turma, equivalente a duas aulas, na ECIT EEFM José Rolderick de Oliveira, localizada na cidade de Nova Floresta-PB. O jogo foi aplicado nas três turmas do 1º Ano (A, B e C). Inicialmente, a teoria sobre estática dos corpos rígidos foi apresentada aos alunos. Posteriormente, a atividade foi realizada em grupos compostos por 5 a 6 grupos, com no máximo 5 alunos por grupo. Por fim, foram aplicados dois questionários: um sobre a temática abordada e outro para avaliar a metodologia utilizada. Com base nos resultados, foi possível observar que o jogo influenciou positivamente na aprendizagem dos alunos da escola, bem como tiveram uma aceitação muito significativa. A inserção de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem é fundamental para promover uma educação efetiva e envolvente. Nesse sentido, a gamificação, como exemplificada na inserção do jogo no ensino de Física, oferece uma abordagem inovadora que desperta o interesse dos alunos e facilita a compreensão dos conceitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19628_TB4635_17112023203911.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDEL MATHEUS GOMES BERTO" "autor_nome_curto" => "JARDEL MATHEUS" "autor_email" => "jardelmatheus258@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }