MENINAS EM AÇÃO: PROTAGONIZANDO NA CULTURA MAKER
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100134 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7232 "inscrito_id" => 17257 "titulo" => "MENINAS EM AÇÃO: PROTAGONIZANDO NA CULTURA MAKER" "resumo" => "A experimentação e a investigação entendidas em um sentido amplo podem ser incorporadas ao ensino de Ciências da Natureza desde a Educação Infantil. Nesse sentido, é essencial que a formação inicial docente discuta essas dimensões a partir da realização de reflexões e vivências que dialoguem com as práticas que ocorrem no chão da escola. E assim em virtude do novo modelo de ensino médio que visar ter uma aprendizagem focada na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências e habilidades, com disciplinas integradas em quatro áreas do conhecimento que possibilita que os alunos escolham itinerários formativos de acordo com áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira o qual permite a eles a possibilidade de se aprofundar nos campos com os quais mais se identifica e dentro deste contexto, a escola é um ambiente propício para um implementação deste projeto que foi concebido pensando na abordagem pedagógica denominada Cultura Maker no qual tem sua origem na filosofia “Faça Você Mesmo", e considera que pessoas comuns podem construir, modificar e consertar os mais diversos tipos de coisas [Cordova e Vargas 2016]. O Projeto “MENINAS EM AÇÃO”: PROTAGONIZANDO NA CULTURA MAKER: que teve início a partir da necessidade de incentivar as ações integradoras e significativas do ser (alunas) como um promissor do desenvolvimento do Protagonismo e Corresponsabilidade ao encontro do conhecimento em direção aos seus Projetos de Vida, como pessoas que evoluirão à capacitação do Mercado de Trabalho diversificado e Preparação Acadêmica, exigidos pela sociedade contemporânea. O objetivo deste artigo é promover o envolvimento dos alunos, professores, em defesa à sustentabilidade do nosso planeta. A fim de se concretizar tal objetivo, foram realizadas oficinas, uma Feira Maker e uma mini feira de profissões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17257_TB7232_29062023203317.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA SIMONE PEREIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "prof.izaurafalcao@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100134 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7232 "inscrito_id" => 17257 "titulo" => "MENINAS EM AÇÃO: PROTAGONIZANDO NA CULTURA MAKER" "resumo" => "A experimentação e a investigação entendidas em um sentido amplo podem ser incorporadas ao ensino de Ciências da Natureza desde a Educação Infantil. Nesse sentido, é essencial que a formação inicial docente discuta essas dimensões a partir da realização de reflexões e vivências que dialoguem com as práticas que ocorrem no chão da escola. E assim em virtude do novo modelo de ensino médio que visar ter uma aprendizagem focada na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências e habilidades, com disciplinas integradas em quatro áreas do conhecimento que possibilita que os alunos escolham itinerários formativos de acordo com áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira o qual permite a eles a possibilidade de se aprofundar nos campos com os quais mais se identifica e dentro deste contexto, a escola é um ambiente propício para um implementação deste projeto que foi concebido pensando na abordagem pedagógica denominada Cultura Maker no qual tem sua origem na filosofia “Faça Você Mesmo", e considera que pessoas comuns podem construir, modificar e consertar os mais diversos tipos de coisas [Cordova e Vargas 2016]. O Projeto “MENINAS EM AÇÃO”: PROTAGONIZANDO NA CULTURA MAKER: que teve início a partir da necessidade de incentivar as ações integradoras e significativas do ser (alunas) como um promissor do desenvolvimento do Protagonismo e Corresponsabilidade ao encontro do conhecimento em direção aos seus Projetos de Vida, como pessoas que evoluirão à capacitação do Mercado de Trabalho diversificado e Preparação Acadêmica, exigidos pela sociedade contemporânea. O objetivo deste artigo é promover o envolvimento dos alunos, professores, em defesa à sustentabilidade do nosso planeta. A fim de se concretizar tal objetivo, foram realizadas oficinas, uma Feira Maker e uma mini feira de profissões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17257_TB7232_29062023203317.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA SIMONE PEREIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "prof.izaurafalcao@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }