Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESAFIO DOCENTE FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS DE ENSINO: OS REVESES DA ATUALIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100971
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8596
    "inscrito_id" => 25442
    "titulo" => "O DESAFIO DOCENTE FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS DE ENSINO: OS REVESES DA ATUALIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho evidencia os principais desafios docentes na atualidade, podemos destacar dentre eles às novas tecnologias cada vez mais presentes no ambiente escolar. Atuando de um lado como uma distração para os alunos, do outro os professores demandando capacitação para lidar frente às novas tecnologias para utiliza-las como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do trabalho é demonstrar de que forma as instituições apoiam o decente quanto à disponibilização de infraestrutura e conhecimento para integrar as inovações tecnológicas em sala de aula. Utilizou-se como metodologia a revisão integrativa de literatura, em que utilizamos as seguintes categorias teóricas: Inovações tecnológicas, processo de ensino e aprendizagem e profissão docente. Os achados evidenciam que, embora os avanços das inovações ocorram cada vez mais rápido as instituições não oferecem o suporte de infraestrutura e capacitação para que os docentes incorporem esses instrumentos em sala de aula. Dessa forma, torna-se cada vez mais difícil reter a atenção dos alunos por meio de aulas convencionais, valendo-se apenas de pincel e lousa. Nesse sentido, o processo de ensino e aprendizado fica prejudicado, considerando que posterga a implantação de metodologias de ensino mais modernas, tornando o trabalho docente pouco produtivo o que certamente reflete em seu bem estrar e consequentemente na qualidade do ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25442_TB8596_24102023173518.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA DO SOCORRO LIMA VIEGAS"
    "autor_nome_curto" => "RENATA VIEGAS"
    "autor_email" => "renataviegas@ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100971
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8596
    "inscrito_id" => 25442
    "titulo" => "O DESAFIO DOCENTE FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS DE ENSINO: OS REVESES DA ATUALIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho evidencia os principais desafios docentes na atualidade, podemos destacar dentre eles às novas tecnologias cada vez mais presentes no ambiente escolar. Atuando de um lado como uma distração para os alunos, do outro os professores demandando capacitação para lidar frente às novas tecnologias para utiliza-las como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do trabalho é demonstrar de que forma as instituições apoiam o decente quanto à disponibilização de infraestrutura e conhecimento para integrar as inovações tecnológicas em sala de aula. Utilizou-se como metodologia a revisão integrativa de literatura, em que utilizamos as seguintes categorias teóricas: Inovações tecnológicas, processo de ensino e aprendizagem e profissão docente. Os achados evidenciam que, embora os avanços das inovações ocorram cada vez mais rápido as instituições não oferecem o suporte de infraestrutura e capacitação para que os docentes incorporem esses instrumentos em sala de aula. Dessa forma, torna-se cada vez mais difícil reter a atenção dos alunos por meio de aulas convencionais, valendo-se apenas de pincel e lousa. Nesse sentido, o processo de ensino e aprendizado fica prejudicado, considerando que posterga a implantação de metodologias de ensino mais modernas, tornando o trabalho docente pouco produtivo o que certamente reflete em seu bem estrar e consequentemente na qualidade do ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25442_TB8596_24102023173518.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA DO SOCORRO LIMA VIEGAS"
    "autor_nome_curto" => "RENATA VIEGAS"
    "autor_email" => "renataviegas@ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho evidencia os principais desafios docentes na atualidade, podemos destacar dentre eles às novas tecnologias cada vez mais presentes no ambiente escolar. Atuando de um lado como uma distração para os alunos, do outro os professores demandando capacitação para lidar frente às novas tecnologias para utiliza-las como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do trabalho é demonstrar de que forma as instituições apoiam o decente quanto à disponibilização de infraestrutura e conhecimento para integrar as inovações tecnológicas em sala de aula. Utilizou-se como metodologia a revisão integrativa de literatura, em que utilizamos as seguintes categorias teóricas: Inovações tecnológicas, processo de ensino e aprendizagem e profissão docente. Os achados evidenciam que, embora os avanços das inovações ocorram cada vez mais rápido as instituições não oferecem o suporte de infraestrutura e capacitação para que os docentes incorporem esses instrumentos em sala de aula. Dessa forma, torna-se cada vez mais difícil reter a atenção dos alunos por meio de aulas convencionais, valendo-se apenas de pincel e lousa. Nesse sentido, o processo de ensino e aprendizado fica prejudicado, considerando que posterga a implantação de metodologias de ensino mais modernas, tornando o trabalho docente pouco produtivo o que certamente reflete em seu bem estrar e consequentemente na qualidade do ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.