Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HORTA MUNDO VERDE – CICLO DE PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100221
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7352
    "inscrito_id" => 20696
    "titulo" => "HORTA MUNDO VERDE – CICLO DE PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE"
    "resumo" => "Tendo em vista a grande demanda escolar no que se refere ao consumo de alimentos, foi idealizada a construção de uma horta dentro da unidade de ensino, onde fosse possível o reaproveitamento de elementos já presentes na merenda escolar, antes descartados, e o cultivo de novas hortaliças para enriquecimento da mesma. O projeto teve como principal objetivo desenvolver na comunidade escolar uma consciência de produção e consumo sustentável através da horta escolar. O cultivo foi realizado por estudantes de todas as etapas de ensino (pré-escola, anos inicias e finais), funcionários da instituição (professoras, merendeiras e gestora) e familiares. A horta escolar segue alguns dos princípios presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como Fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), Saúde e bem-estar (ODS 3), Educação de qualidade (ODS 4) e Consumo e produção responsáveis (ODS 12). Desta forma, a pesquisa se apresenta como sendo um relato de experiencia com embasamento teórico e de cunho qualitativo, pois visa a implantação de práticas educativas sustentáveis que contribuam para o crescimento coletivo da comunidade escolar. Fez parte do aporte teórico Bianco (2002), Fernandes (2005) que nos apresenta a importância de uma horta no ambiente escolar, Daneluz (2008) debatendo sobre as ações da família no ambiente escolar e seu potencial transformador, entre outros autores na área de educação e sustentabilidade. O nível de consumo e satisfação com a merenda escolar também foi um fator determinante a ser observado, o cultivo das hortaliças desenvolveu nos estudantes uma maior aceitação aos elementos verdes presentes na merenda, antes deixados no prato e agora motivo de orgulho por parte dos mesmos, pois entendem a importância que possuem durante todos os processos de cultivo e colheita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20696_TB7352_04102023233923.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANYNNI FORTUNATO SEVERO"
    "autor_nome_curto" => "JEANYNNI"
    "autor_email" => "jeanynni.fortunato@live.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100221
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7352
    "inscrito_id" => 20696
    "titulo" => "HORTA MUNDO VERDE – CICLO DE PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE"
    "resumo" => "Tendo em vista a grande demanda escolar no que se refere ao consumo de alimentos, foi idealizada a construção de uma horta dentro da unidade de ensino, onde fosse possível o reaproveitamento de elementos já presentes na merenda escolar, antes descartados, e o cultivo de novas hortaliças para enriquecimento da mesma. O projeto teve como principal objetivo desenvolver na comunidade escolar uma consciência de produção e consumo sustentável através da horta escolar. O cultivo foi realizado por estudantes de todas as etapas de ensino (pré-escola, anos inicias e finais), funcionários da instituição (professoras, merendeiras e gestora) e familiares. A horta escolar segue alguns dos princípios presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como Fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), Saúde e bem-estar (ODS 3), Educação de qualidade (ODS 4) e Consumo e produção responsáveis (ODS 12). Desta forma, a pesquisa se apresenta como sendo um relato de experiencia com embasamento teórico e de cunho qualitativo, pois visa a implantação de práticas educativas sustentáveis que contribuam para o crescimento coletivo da comunidade escolar. Fez parte do aporte teórico Bianco (2002), Fernandes (2005) que nos apresenta a importância de uma horta no ambiente escolar, Daneluz (2008) debatendo sobre as ações da família no ambiente escolar e seu potencial transformador, entre outros autores na área de educação e sustentabilidade. O nível de consumo e satisfação com a merenda escolar também foi um fator determinante a ser observado, o cultivo das hortaliças desenvolveu nos estudantes uma maior aceitação aos elementos verdes presentes na merenda, antes deixados no prato e agora motivo de orgulho por parte dos mesmos, pois entendem a importância que possuem durante todos os processos de cultivo e colheita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20696_TB7352_04102023233923.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANYNNI FORTUNATO SEVERO"
    "autor_nome_curto" => "JEANYNNI"
    "autor_email" => "jeanynni.fortunato@live.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Tendo em vista a grande demanda escolar no que se refere ao consumo de alimentos, foi idealizada a construção de uma horta dentro da unidade de ensino, onde fosse possível o reaproveitamento de elementos já presentes na merenda escolar, antes descartados, e o cultivo de novas hortaliças para enriquecimento da mesma. O projeto teve como principal objetivo desenvolver na comunidade escolar uma consciência de produção e consumo sustentável através da horta escolar. O cultivo foi realizado por estudantes de todas as etapas de ensino (pré-escola, anos inicias e finais), funcionários da instituição (professoras, merendeiras e gestora) e familiares. A horta escolar segue alguns dos princípios presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como Fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), Saúde e bem-estar (ODS 3), Educação de qualidade (ODS 4) e Consumo e produção responsáveis (ODS 12). Desta forma, a pesquisa se apresenta como sendo um relato de experiencia com embasamento teórico e de cunho qualitativo, pois visa a implantação de práticas educativas sustentáveis que contribuam para o crescimento coletivo da comunidade escolar. Fez parte do aporte teórico Bianco (2002), Fernandes (2005) que nos apresenta a importância de uma horta no ambiente escolar, Daneluz (2008) debatendo sobre as ações da família no ambiente escolar e seu potencial transformador, entre outros autores na área de educação e sustentabilidade. O nível de consumo e satisfação com a merenda escolar também foi um fator determinante a ser observado, o cultivo das hortaliças desenvolveu nos estudantes uma maior aceitação aos elementos verdes presentes na merenda, antes deixados no prato e agora motivo de orgulho por parte dos mesmos, pois entendem a importância que possuem durante todos os processos de cultivo e colheita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.