Dentro da esfera universitária é primordial que para a construção e divulgação do saber haja um domínio efetivo da linguagem acadêmico-científica. O ingresso no ensino superior acarreta em mudanças na forma de ler, escrever e interpretar na vida do estudante que saí do Ensino Médio para o Ensino Superior, em paralelo a isso, as preocupações a respeito do desenvolvimento da escrita acadêmica tornam-se evidentes no cotidiano da sala de aula. A disciplina de Português Instrumental no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Campus Cabedelo tem por foco primordial o planejamento e produção de textos referenciais com base em parâmetros da linguagem técnico-científica. Ampliando o contato do aluno com os processos de leitura e produção textual, visando capacitá-los a analisar variadas estruturas textuais e assim produzir textos que façam uso da linguagem acadêmica, inserindo os alunos no ambiente científico da pesquisa e divulgação dos resultados através dos mais diversos gêneros textuais no âmbito universitário. Por conseguinte, este trabalho tem por objetivo analisar as percepções dos alunos acerca da escrita acadêmica, qual nível de conhecimento, principais dificuldades e como eles almejam estar ao finalizar o curso. Para tal, foi realizado um levantamento por meio de uma sondagem em sala de aula durante o desenvolvimento da disciplina com alunos do primeiro período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFPB Cabedelo durante os períodos letivos de 2023.