O CICLO INVESTIGATIVO COMO METODOLOGIA DE ENSINO, NA APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA NUMA TURMA DE 3° ANO, DO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100424 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7629 "inscrito_id" => 2751 "titulo" => "O CICLO INVESTIGATIVO COMO METODOLOGIA DE ENSINO, NA APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA NUMA TURMA DE 3° ANO, DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho tem a finalidade de apresentar um relato de experiência a partir de uma proposta didática elaborada durante a vigência do Programa Residência Pedagógica, no subprojeto intitulado “A associação da Matemática e Estatística no ensino da Educação Básica por meio da intervenção de discentes da Residência Pedagógica no ambiente escolar”, vinculado a Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DEDC X. O estudo está sendo desenvolvido com os estudantes de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública, localizada na cidade de Teixeira de Freitas-BA, tendo como objetivo analisar as possíveis contribuições que o modelo didático-metodológico, denominado Ciclo Investigativo - PPDAC, pode proporcionar na aprendizagem de conceitos estatísticos. A proposta didática mobiliza os conhecimentos estatísticos abordados nas aulas como ferramentas para coletar, organizar, representar e interpretar dados de pesquisas. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários construídos pelos estudantes na plataforma Google Forms e foram compartilhados via WhatsApp. Para direcionamento de nossas ações utilizamos como base teórica e metodológica o letramento estatístico e o ciclo investigativo PPDAC. Salientamos que o modelo de investigação pode ser útil para a construção de novos conhecimentos, uma vez que proprocionou aos estudantes modos de pensar e fazer estatística de forma autônoma possibilitando inferir acerca dos problemas geradores das pesquisas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2751_TB7629_10122023232838.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KARINE" "autor_email" => "krodrigues476@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100424 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7629 "inscrito_id" => 2751 "titulo" => "O CICLO INVESTIGATIVO COMO METODOLOGIA DE ENSINO, NA APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA NUMA TURMA DE 3° ANO, DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho tem a finalidade de apresentar um relato de experiência a partir de uma proposta didática elaborada durante a vigência do Programa Residência Pedagógica, no subprojeto intitulado “A associação da Matemática e Estatística no ensino da Educação Básica por meio da intervenção de discentes da Residência Pedagógica no ambiente escolar”, vinculado a Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DEDC X. O estudo está sendo desenvolvido com os estudantes de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública, localizada na cidade de Teixeira de Freitas-BA, tendo como objetivo analisar as possíveis contribuições que o modelo didático-metodológico, denominado Ciclo Investigativo - PPDAC, pode proporcionar na aprendizagem de conceitos estatísticos. A proposta didática mobiliza os conhecimentos estatísticos abordados nas aulas como ferramentas para coletar, organizar, representar e interpretar dados de pesquisas. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários construídos pelos estudantes na plataforma Google Forms e foram compartilhados via WhatsApp. Para direcionamento de nossas ações utilizamos como base teórica e metodológica o letramento estatístico e o ciclo investigativo PPDAC. Salientamos que o modelo de investigação pode ser útil para a construção de novos conhecimentos, uma vez que proprocionou aos estudantes modos de pensar e fazer estatística de forma autônoma possibilitando inferir acerca dos problemas geradores das pesquisas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2751_TB7629_10122023232838.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KARINE" "autor_email" => "krodrigues476@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }