A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA – CRENÇAS E PRÁTICAS DO PROFESSOR FORMADOR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101284 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9025 "inscrito_id" => 25708 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA – CRENÇAS E PRÁTICAS DO PROFESSOR FORMADOR" "resumo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA – CRENÇAS E PRÁTICAS DO PROFESSOR FORMADOR Giovanna dos Santos Brito Graduanda de Letras-Português licenciatura – UFPE Bolsista de Iniciação Científica da FACEPE giovanna.santosbrito@ufpe.br Lívia Suassuna Docente da UFPE – orientadora livia.suassuna@ufpe.br Este trabalho é parte da pesquisa maior, intitulada A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, que teve como objetivo geral investigar como se dá a formação do professor de literatura da educação básica no curso de licenciatura em Letras-Português da UFPE. O interesse temático resultou de uma pesquisa anterior, empreendida no período 2020-2021, acerca do estágio supervisionado e desenvolvimento do planejamento do ensino na formação docente. Respondendo a uma das perguntas da entrevista semiestruturada aplicada (Você considera que aprendeu a planejar o ensino de língua portuguesa e literatura?), a maioria dos sujeitos entrevistados, - recém-egressos do curso -, se revelaram aptos a planejar aulas de língua, mas não de literatura eficazmente, sobretudo no caso do ensino médio, onde apresenta-se como disciplina curricular. Acreditamos que essa problemática dos sujeitos da pesquisa anterior não é puramente individual ou local; compõe um fenômeno macro, e remonta à própria história dos cursos de Letras Brasileiros. Daí originou-se a pesquisa atual, do tipo qualitativa e interpretativa, mediante a qual investigaremos como ocorre a formação do licenciando na área da literatura. Esta dividiu-se em dois subprojetos; no primeiro, analisamos o projeto pedagógico-curricular (PPC) do curso, no segundo, entrevistamos docentes ministrantes dessas disciplinas. Este trabalho, então, refere-se ao primeiro subprojeto, no qual realizamos uma análise documental dos programas e ementas, baseando-nos na tripla perspectiva de trato com a literatura proposta por Aragão (2006): como objeto de estudo, como recurso para o ensino e como formadora de leitores. Os resultados confirmam a ausência de articulação entre o conteúdo presente nos programas das disciplinas e o ensino de literatura na educação básica, indicando a instituição universitária (re)pensar fundamentos, práticas e estratégias formativas direcionando-se a uma maior qualidade da formação de seus licenciandos. Palavras-chave: Formação de professores. Licenciatura em Letras. Literatura. Professor de literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25708_TB9025_21082023223151.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DOS SANTOS BRITO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "giovanna.santosbrito@ufpe" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101284 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9025 "inscrito_id" => 25708 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA – CRENÇAS E PRÁTICAS DO PROFESSOR FORMADOR" "resumo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA – CRENÇAS E PRÁTICAS DO PROFESSOR FORMADOR Giovanna dos Santos Brito Graduanda de Letras-Português licenciatura – UFPE Bolsista de Iniciação Científica da FACEPE giovanna.santosbrito@ufpe.br Lívia Suassuna Docente da UFPE – orientadora livia.suassuna@ufpe.br Este trabalho é parte da pesquisa maior, intitulada A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, que teve como objetivo geral investigar como se dá a formação do professor de literatura da educação básica no curso de licenciatura em Letras-Português da UFPE. O interesse temático resultou de uma pesquisa anterior, empreendida no período 2020-2021, acerca do estágio supervisionado e desenvolvimento do planejamento do ensino na formação docente. Respondendo a uma das perguntas da entrevista semiestruturada aplicada (Você considera que aprendeu a planejar o ensino de língua portuguesa e literatura?), a maioria dos sujeitos entrevistados, - recém-egressos do curso -, se revelaram aptos a planejar aulas de língua, mas não de literatura eficazmente, sobretudo no caso do ensino médio, onde apresenta-se como disciplina curricular. Acreditamos que essa problemática dos sujeitos da pesquisa anterior não é puramente individual ou local; compõe um fenômeno macro, e remonta à própria história dos cursos de Letras Brasileiros. Daí originou-se a pesquisa atual, do tipo qualitativa e interpretativa, mediante a qual investigaremos como ocorre a formação do licenciando na área da literatura. Esta dividiu-se em dois subprojetos; no primeiro, analisamos o projeto pedagógico-curricular (PPC) do curso, no segundo, entrevistamos docentes ministrantes dessas disciplinas. Este trabalho, então, refere-se ao primeiro subprojeto, no qual realizamos uma análise documental dos programas e ementas, baseando-nos na tripla perspectiva de trato com a literatura proposta por Aragão (2006): como objeto de estudo, como recurso para o ensino e como formadora de leitores. Os resultados confirmam a ausência de articulação entre o conteúdo presente nos programas das disciplinas e o ensino de literatura na educação básica, indicando a instituição universitária (re)pensar fundamentos, práticas e estratégias formativas direcionando-se a uma maior qualidade da formação de seus licenciandos. Palavras-chave: Formação de professores. Licenciatura em Letras. Literatura. Professor de literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25708_TB9025_21082023223151.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DOS SANTOS BRITO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "giovanna.santosbrito@ufpe" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }